Inicial   O Conselho   Sessões   Publicações   Revistas   Fale Conosco
 

Notícia

UM TEMA RECORRENTE
20/01/2011 00:10:38


M. Paulo Nunes

          Neste meu carnaval sem nenhuma alegria, como diria o poeta Manuel Bandeira, em poema célebre, já da fase modernista, tive oportunidade de retomar antigas leituras, com bastante vagar e despreocupação, hospedado que estava em um resort defronte ao mar, o Hotel Islamar, hoje de propriedade do português José Gil, o primeiro hoteleiro que encontrei preocupado com literatura.

         De sua estante de clássicos portugueses, alguns deles já meus conhecidos das aulas de literatura ministradas no Liceu e na Faculdade de Filosofia, chamou-me a atenção o clássico de Afonso Lopes Vieira – A Paixão de D. Pedro, o Cru, cujo autor só conhecia de nome, na vasta bibliografia sobre esse tema recorrente na literatura portuguesa - os amores infelizes do Infante D. Pedro e  Inês de Castro.

         O tema  se constitui em verdadeira saga  naquela literatura.Começa com as Trovas à Morte de Inês de Castro, de Garcia de Rezende, contidas no Cancioneiro Geral por ele organizado, o repositório da poesia palaciana, que sucede a escola trovadoresca. Escrito em redondilha maior, o verso setissílabo, inicia aí sua carreira triunfal naquela literatura: Camões o imortalizaria no belo episódio de Inês de Castro, no canto III d’Os Lusíadas. Ainda no século XVI, António Ferreira  o retoma na tragédia Castro, uma das mais belas da literatura universal (não me canso de relê-la sempre) e uma das mais originais, porquanto antecede de um século a tragédia amorosa francesa que culmina em Racine. Sua originalidade decorre ainda do fato de ter sido ela escrita em decassílabos  brancos e haver utilizado um tema da história nacional e não mais um dos mitos da antiguidade clássica como então se fazia. D. Francisco Manuel de Melo, o emérito prosador seiscentista, autor das Epanáforas de Vária História, igualmente nele compõe uma tragédia em 5 atos e cuja ação decorre toda ela na “Quinta das Lágrimas”, em Coimbra. Finalmente, a romancista e historiadora do Marquês de Pombal , Agustina Bessa-Luís o retoma com a sua narrativa Advinhas de Pedro e Inês, já nos nossos dias.

         Reconstituamos, mais uma vez, ainda que brevemente, o tocante episódio.

         Dificilmente terá existido episódio mais dramático e doloroso do que o ocorrido em 7 de janeiro de 1355, nos paços de Coimbra. Nenhum talvez tenha inspirado mais tragédias ou narrativas dramáticas na literatura portuguesa.

         Tendo vindo da Espanha, ou seja, de Castela, como dama de companhia de D. Constança, noiva do Infante D. Pedro, Inês de Castro se distinguiria por sua extraordinária beleza.

         Vivamente apaixonado pela jovem  donzela de D. Constança e pondo seu amor acima das tradições do trono, que assumiria com a morte de seu pai, D. Afonso IV, e das razões de Estado, consta tê-la D. Pedro secretamente desposado, com a morte de D. Constança, ocorrida em 1345, com ela vivendo por 9 anos, em companhia dos filhos já havidos daquela união.

         Tudo leva a crer que fosse legalmente a esposa de  D. Pedro, quando foi cruelmente apunhalada, por ordem e sob as vistas de seu pai, D. Afonso IV.

         Este o fato histórico dentro de cuja moldura se  desenrola o drama de amor e morte que constitui o mais belo episódio d’Os Lusíadas e serve de inspiração a uma das mais belas tragédias portuguesas, A Castro  ou a Tragédia mui Sentida e Elegante de Dona Inês de Castro,como já foi dito.

         Voltaremos ao assunto para comentar a obra de Afonso Lopes Vieira a que antes fizemos referência.




Mais Notícias...
 
2322657
Acessos
 
Rua Treze de Maio, nº 1513/Sul – Vermelha - CEP 64018-285 Teresina-PI
Tel.: (86)3221.7083 FAX.: (86)3223.5577 CNPJ 01.742.710/0001-50

Criação, Desenvolvimento e Hospedagem