JOSUÉ MONTELLO E ANÍSIO TEIXEIRA
20/01/2011 00:10:27

M.Paulo Nunes

Anísio Teixeira foi uma das maiores figuras da educação brasileira, aquele que, jamais tendo sido ministro da Educação em nosso país, o que foi uma pena, sobretudo pelo fato de sermos um país carente de educação eficiente, como ele queria, sob o ponto de vista quantitativo e qualitativo, permearia, entretanto, com sua obra teórica e prática, a nossa educação, por todo o século XX. Nenhuma figura igual a ele, seja por seu pensamento lógico e translúcido, seja por sua obra de pioneiro no penoso processo de construção de um modelo de ensino que pudesse atender às aspirações de nosso povo. O resultado foi que com o grande Anísio, negado, às vezes, pela incompreensão de seus contemporâneos, politicamente perseguido por uma meia dúzia de energúmeros, seria ele, na história da educação brasileira, a sua personalidade marcante e emblemática. Daqui a muitos anos, quando houvermos superado os déficites ou a magra dieta educacional do país ou a sua melhoria qualitativa, ainda se falará no baiano Anísio Teixeira, como um precursor e um renovador.

Josué Montello teve uma longa convivência com Anísio Teixeira, no antigo Conselho Federal de Educação que era naquela época uma assembléia de sábios, como Tristão de Atahyde, Dom Helder Câmara, Almeida Jr., Valnir Chagas e tantos outros, além dos dois primeiros já mencionados,que tanto contribuíram para estabelecer as bases de uma educação renovada e não esse “faz de conta” que vemos por aí.

Em seu livro de prosa diarística, Diário do Entardecer, evoca o autor de Cais da Sagração, em nota de 25 de março (1971), este convívio, em palavras repassadas da maior emoção, após a sua morte trágica daquele educador,, as quais também poderão ser incorporadas à história da educação do país:

“Os que tiveram o privilégio de conviver com Anísio Teixeira, dele guardaram a imagem de uma extraordinária máquina de pensar. Anísio era em verdade, com a fulguração prodigiosa de sua inteligência, um cérebro em perpétua ebulição.

“Por vezes essa fulguração raivava pela genialidade. Daí o encanto de seu convívio. Não que ele fosse um falador torrencial desses que obrigam o interlocutor à passividade do silêncio. Pelo contrário; também sabia ouvir, e era ouvindo que apanhava de repente o fio do assunto.

“A figura franzina subitamente se transfigurava. Todo ele, nessas ocasiões, era brilho verbal, na urdidura lógica, na precisão das palavras, na unidade do discurso.Porque Anísio era essencialmente um lógico, mas um lógico que fosse também um mágico, no gosto lúdico do verbo.

“Entre os mestres da educação nacional que prepararam, nos últimos 40 anos, o advento do Brasil moderno, tinha Anísio uma posição preeminente. Não seria um técnico como Lourenço Filho nem um erudito do porte de Fernando de Azevedo. Mas um e outro não teriam a sua estatura, como filósofo da educação.

“O que Anísio deixou escrito, nos poucos livros que publicou, só em parte reflete sua inteligência. Dir-se-ia que a escrita o aguilhoava. Precisava do espaço da conversa, na surpresa do improviso, para alçar o vôo de largos horizontes. É que nele o professor tornava o passo ao escritor, pensando mais livremente diante da classe que diante da folha de papel em branco.

“Estou a vê-lo nas duas breves horas do nosso encontro. Ele me havia telefonado pela manhã para cumprir o seu ritual de candidato à Academia, querendo visitar-me. Deixei-o à vontade. Poderia visitar-me, se o quisesse: o meu voto já era seu.

“... De repente, ao visitar outro amigo, a Fatalidade veio ao seu encontro. Anísio abriu a porta do elevador, que supôs à sua espera, e deu um passo firme, para se precipitar ao fundo do poço, sem que lhe vissem a queda. Com a fragilidade de nossa condição,  ali ficou, quieto..

“Ainda bem que, nesse instante, já Deus o envolvia na sua grande luz.” (Ob. cit., pp.372-4).