De cara nova, Conselho de Cultura lança revista Presença nº 44

Por José Marques Filho
Jornalista – DRT 1002
86 8865 3492/9968 3273

Com a inauguração da nova sede no tradicional e, culturalmente, efervescente bairro Vermelha, em Teresina, o CEC - Conselho Estadual de Cultura do Piauí ganhou novas atribuições e inovações que incidiram também sobre uma de suas mais fortes ações: a Revista Presença, que teve sua edição de nº 44 lançada no último dia 05, em solenidade que celebrou ainda o dia nacional da Cultura e os 45 anos do CEC. A publicação tem como destaque o historiador Odilon Nunes, descrito como “O ícone iluminado das histórias do povo piauiense”.

“Acho que é uma das melhores publicações do país, atualmente. Pode parecer até um pouco exagerado, mas não é. Pegamos uma publicação que estava irregular e transformamo-la numa publicação de caráter permanente, quadrimestral. Hoje, é uma das mais bem aceitas do país, e em Portugal, nossa pátria co-irmã. É uma publicação com personalidade, boa diagramação, bom conteúdo. Não é uma revista provinciana. É uma revista da província, que procura retratar a cultura local, procurando inseri-la na cultura brasileira”, acentua o professor Manoel Paulo Nunes, presidente do CEC.

O entusiasmo do professor deve-se ao acertado trabalho do projeto gráfico e editoração eletrônica da Interativa Propaganda e Marketing, conceituada agencia de Teresina, além dos auspícios de um conselho editorial que conta com a professora Francisca Mendes, escritor Pedro Ferrer, repentista Pedro Costa e o ilustre professor Cineas Santos. A publicação conta ainda com ilustrações do artista plástico Gabriel Archanjo, e revisada pela jornalista Natacha Maranhão, professor Cineas Santos e professor Manoel Paulo Nunes.

A tiragem é de 2 mil exemplares, que são distribuídos para conselhos estaduais de cultura, secretarias e fundações culturais, bibliotecas públicas, universidades, academias de letras, escolas públicas estaduais, além de diversos literatos de todo o país.

Presença é elogiada nacionalmente

Além de Odilon Nunes, a edição de nº 44 traz ainda homenagem ao poeta Carlos Najar, da Academia Brasileira de Letras, que também tem ligações afetivas com o Piauí. Na edição anterior, de nº 43, o foco foi o escritor Euclides da Cunha. A publicação mereceu diversos elogios de altas autoridades da cultura brasileira. Confira alguns trechos de mensagens:

. “Recebi o novo número de Presença, edição dedicada a Euclides da Cunha. Está primoroso, tanto no conteúdo como na apresentação, sem nada a dever às melhores publicações do gênero”, diz Enéas Athanázio, escritor de Santa Catarina.

. “Informamos o recebimento de exemplar da Revista Presença. Na oportunidade, destacamos o valor desta doação para a atualização e ampliação dos acervos da Biblioteca Pública do Espírito Santo Levy Cúrcio da Rocha”, diz Rita de Cássia, gerente do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado do Espírito Santo.

. “A edição da Revista Presença em homenagem a Euclides da Cunha reafirma a pluralidade fulgurante da sua inteligência analítica voltada para as questões políticas do Brasil, fazendo da literatura um vetor de suas idéias”, afirma Washington Mello, Secretário de Estado da Cultura de Minas Gerais.

“Já estava sentindo a falta da Revista Presença. A Revista me chamou para o mundo que amo! Agradeço-lhe de coração. Ainda mais que traz artigo sobre o Arquivo Público que me fez recordar o de São Paulo”, enfatiza a professora Liane Castrillon – São Paulo.

“Sempre sou lembrado dos nossos longos diálogos culturais em Brasília. Agora pelo envio do magnífico número especial “Euclides da Cunha, O Senhor d´Os Sertões” da Revista Presença, editada pelo Conselho Estadual de Cultura  sob sua presidência no Piauí. Mais i,a vez, os meus calorosos parabéns”, comenta o professor e escritor Vamirch chacon, Brasília – DF.

“Tenho a grata satisfação de registrar o recebimento de amável cartão, encaminhando-me a edição do 2º quadrimestre da Revista Presença, alusiva aos 100 anos da morte de Euclides da Cunha. Sensibilizado, agradeço a atenção com que fui distinguindo. Cordialmente, o apreço e a amizade”, diz o senador Marco Maciel.

“Acuso o recebimento e agradeço a gentileza da remessa de exemplar na edição a seguir anunciada da Revista Presença e felicito essa empresa pela qualidade da publicação”, afirma Maurício Azedo, presidente da Associação Brasileira de Imprensa – Rio de Janeiro.

09/11/10