Inicial   O Conselho   Sessões   Publicações   Revistas   Fale Conosco
 

Notícia

OS ANTI-HEROIS DA CRIAÇÃO ROMANESCA
20/01/2011 00:09:26


M. Paulo Nunes

 O tema vem me perseguindo há bastante tempo e creio já o haver mencionado mais de uma vez e ao longo destas notas impressionistas de leitura literária: o do herói fracassado. A romancística moderna tem dele usado e abusado, de tal modo que me parece já um cacoete, este, do anti-herói em nossa literatura. Vou começar pelas minhas primeiras leituras.

Em Vidas Secas, de Graciliano Ramos, minha primeira leitura séria, aos quinze anos (diz o velho Cineas Santos que comecei bem), marcou-me sobremodo aquele pobre Fabiano, tangido pela seca braba do sertão nordestino, junto com a mulher, Sinhá Vitória e os filhos, sem pouso certo, embora Sinhá Vitória, mais otimista que o marido, sonhasse com a vida na cidade grande, onde os filhos pudessem estudar e todos tivessem uma vida melhor.  Ou aquele pobre Luís da Silva, de Angústia, chutado pela vida, roído de ciúmes pela perda da mulher amada, talvez mais desejada que amada, fato que o leva à loucura e ao crime. Também não muito longe estaria o anti-herói de São Bernardo, travestido em narrador daquela história densa e perfeita, que culmina com o suicídio da mulher, a suave Madalena, com quem se casara aquele grosseirão. Em José Lins do Rego e em seus romances do “ciclo da cana de açúcar -  Menino de Engenho, Doidinho e Bangüê, lidos em seguida, impressionou-me igualmente aquele Carlos de Melo, criado com tanto mimo em casa do avô pela tia Maria, que em seguida o abandona para casar-se. Em Bangüê já aparece formado em direito e, ao herdar a fortuna do avô, José Paulino, fracassa como senhor de engenho,  vende o Santa Rosa por “trezentos contos” e dali vai embora. Outro herói fracassado?

E os anti-heróis de Érico Veríssimo, como Eugênio, protagonista de Olhai os Lírios do Campo, que nem sequer tem coragem de casar-se com a mulher que ama, Olívia, e ... ia-me esquecendo, aquele soturno Amaro, de Clarissa, seu livro de estréia, como romancista. O que entretanto distingue esse autor dos demais dessa literatura de anti-heróis, em sua criação romanesca, é a presença, no grande romance O Tempo e o Vento, de personagens parece que talhados em blocos de granito, como já o disse em estudo sobre o romancista, e portanto de heróis no sentido clássico da expressão, como os dois Rodrigo Cambará, Ana Terra, Bibiana, Maria Valéria, em cuja galeria é mais acentuada a presença feminina, muito forte e determinada.

 E o nosso Machado de Assis? Neste também encontramos, de modo especial, na segunda fase, que começa com Memórias Póstumas de Brás Cubas, uma verdadeira coleção de anti-heróis. O próprio Brás Cubas, o que seria ele senão um herói fracassado? Viveu praticamente de esperanças ou ansiosas expectativas. Não se casa com a mulher que ama, que é desposada pelo político e homem de estado Lobo Neves, não realiza a sua aspiração de eleger-se deputado, em suma, vê a vida passar e nada realiza, a não ser a posse efêmera da mulher amada. E o herói ou anti-herói de Dom Casmurro, Bentinho? Este, coitado, casa com Capitu, a dos olhos de ressaca, amor de toda a vida, que o trai com o amigo Escobar e termina melancolicamente como o Dom Casmurro da alcunha do poeta do trem de subúrbio. Paremos, por enquanto, por aqui.

 




Mais Notícias...
 
2322648
Acessos
 
Rua Treze de Maio, nº 1513/Sul – Vermelha - CEP 64018-285 Teresina-PI
Tel.: (86)3221.7083 FAX.: (86)3223.5577 CNPJ 01.742.710/0001-50

Criação, Desenvolvimento e Hospedagem