Inicial   O Conselho   Sessões   Publicações   Revistas   Fale Conosco
 

Notícia

A INCOMPREENSÃO DE JOSÉ VERÍSSIMO - IV
20/01/2011 00:09:25


M. Paulo Nunes

 Volto a Euclides da Cunha, não apenas pela oportunidade de mais um comentário a respeito de sua obra seminal, Os Sertões, no centenário do seu silêncio, em agosto, como ainda para aduzir ao louvor anteriormente aqui proferido, a opinião do crítico José Veríssimo, tido como excessivamente severo em seus julgamentos, como ainda pelo fato de ter havido uma sorte de contradição ou malententido quanto àquela opinião, face a outra posteriormente emitida em carta daquele autor. Senão vejamos.

Quando do aparecimento de Os Sertões, assim sobre ele se manifesta o autor de Estudos Brasileiros:

“O livro, sob todos os títulos notável, do Sr. Euclides da Cunha, é ao mesmo tempo o livro de um homem de ciência, um geógrafo, um etnógrafo, de um homem de pensamento, um filósofo, um sociólogo, um historiador; e de um homem de sentimentos, um poeta, um romancista, um artista que sabe descrever, que vibra, e sente tanto os aspectos da natureza, como o contacto do homem e estremece todo, tocado até o fundo d’alma, comovido até as lágrimas, em face da dor humana, venha ela das condições fatais do mundo físico, as secas que assolam os sertões do Norte brasileiro, venha da estupidez ou da maldade dos homens, como a campanha de Canudos.”

Por outro lado, em carta a Mário de Alencar, guardada nos arquivos da Academia Brasileira e dali exumada por Josué Montello, que comenta o assunto em seu Diário da Tarde, assim se manifesta aquele notável crítico e historiador da nossa literatura, a 17 de agosto de 1909, dois dias após a morte de Euclides:

“Pobre Euclides! Apesar das aparências contrárias, creio não houve entre nós muito real simpatia, e que ambos nos esforçamos por nos tolerarmos, e até nos amarmos, mais do que nossos temperamentos e a nossa índole literária diversa quereria. Penso que esse esforço deve ser contado em nosso favor e por isso não tenho nenhum vexame em confessá-lo a um amigo como você. Com toda a sua ingenuidade e simpleza real, o seu matutismo inveterado e às vezes encantador, e algumas boas qualidade de caráter, e creio também que de coração, havia nele um egotismo que me era insuportável e me fazia às vezes julgá-lo com acrimônia ou injustiça. Pelo lado literário, você sabe que eu não podia absolutamente estimá-lo senão com muitas restrições, e, ainda admirando-o quanto podia, sempre achei excessiva a sua fortuna literária, que estou certo não lhe sobreviverá muito tempo.” (Ob. cit., pp. 387-8)

Que houve afinal? Quer-nos parecer que uma simples indisposição momentânea do crítico que em nada iria alterar o julgamento definitivo expresso, de resto, com toda a convicção, na apreciação feita quando do aparecimento daquela obra monumental, feita com pedra e cal para admiração e culto da posteridade.

O autor de Os Tambores de São Luis tem sobre aquele incidente uma observação pertinente, ao dizer que “Em tudo errou José Veríssimo: errou no artigo de crítico, escrevendo o que não pensava; errou na carta dizendo o contrário do que dissera no artigo; errou, por fim, na profecia, achando que a obra de Euclides não sobreviveria.” (Ob. cit., idem)




Mais Notícias...
 
2322686
Acessos
 
Rua Treze de Maio, nº 1513/Sul – Vermelha - CEP 64018-285 Teresina-PI
Tel.: (86)3221.7083 FAX.: (86)3223.5577 CNPJ 01.742.710/0001-50

Criação, Desenvolvimento e Hospedagem