Inicial   O Conselho   Sessões   Publicações   Revistas   Fale Conosco
 

Notícia

A ACADEMIA E A CULTURA
20/01/2011 00:09:13


M. Paulo Nunes

Quando se criou a Academia Brasileira de Letras, em 1897, uma discussão que primeiro aflorou à mente daqueles ilustres espíritos que a idealizaram foi o critério a ser adotado na admissão de novos membros.

Esse debate centrou-se em suas proposições, aparentemente contraditórias, de dois de seus maiores representantes, Machado de Assis e Joaquim Nabuco, que depois seriam, por longos anos, respectivamente, seu presidente e secretário-geral.

A dúvida era se a Academia deveria ser uma entidade que agregasse apenas os homens de letras ou ao contrário, admitiria igualmente os expoentes dos mais diversos da vida pública nacional. O mestre de Dom Casmurro, como escritor que era, advogado, com certa intransigência, a primeira opção, enquanto Nabuco, que era mais político do que escritor, bater-se-ia pelo critério mais amplo, o dos chamados expoentes. Venceu, é claro, o ponto de vista de Nabuco, e o nosso primeiro cenáculo, representativo da cultura brasileira, passou a ser constituído por escritores ou personalidades de exceção na vida nacional, em harmonia, de resto, com o critério imperante na Academia Francesa, que foi inspiradores da nossa, e não é apenas de letras, a partir da exclusão dessa palavra, no enunciado de seu próprio título.

 Houve até naquele sodalício o caso folclórico da substituição do Almirante Jaceguai que, ao morrer, teve sua cadeira reivindicada, em peso, pelo Almirantado, sob a alegação de tratar-se de uma vaga da Marinha.

A nossa Academia, criada em 1917, não teve essa preocupação. Desde os seus fundadores, em número de dez, e dos demais que a integraram posteriormente, todos eles também figuras representativas de nossas letras, para compor o número inicial de 30, até i cinqüentenário, quando este foi ampliado para 40, o critério dominante sempre foi o da escolha de pessoas dedicadas às letras, cultivando-as em suas diferentes manifestações.

Nunca se admitiu o fato de ali ingressarem escritores sem livros que, com efeito, não são escritores,porquanto escritor é quem publica livros. Se houve, em algum tempo, exceção, estas apenas vêm confirmar a regra geral.Não se admitem, naquela Academia, escritores sem livros, o que seria, além do mais, um contra-senso.

Ao longo dos anos têm os integrantes da Academia definido o perfil da cultura piauiense, que ali se acha representada em todos os seus diferentes matizes,com predomínio, é claro, das belas letras – a poesia, o romance,o conto, a crítica literária e o ensaio.

Além do mais, é necessário definir-se o que se entende por obra literária. Um simples folheto, com um número exíguo de páginas com que às vezes se têm apresentado alguns candidatos à glória academia, não pode considerar-se livro. Que é um livro? Vamos ao Aurélio, para sermos práticos. Lá está: ôLivro (do lat. Libru) s. m. Obra literária, científica ou artística que compõe, em regra, um volume.õ(p. 853) Não há fugir. Fora desse padrão, não existe livro. Existem livrecos ou livrórios, conforme as acepções depreciativas que lá estão. Há portanto que decidir-se o que o pretendemos fazer de nossa Academia.Mantê-la a serviço daquela respeitável tradição, que vem de nossos maiores ou faze-la tributária de interesses e paixões menores que talvez tenham apenas a duração das rosas de Malherbe? Ou ao contrário, dar-lhe continuidade mantendo-a como instituição de cultura, cujas finalidades essenciais são o cultivo da língua portuguesa, o estudo e o desenvolvimento da literatura piauiense, dentro da unidade de espírito da cultura brasileira, conforme vem definido em seus Estatutos. Por isso se exige daqueles que pretendam tornar-se seus membros efetivos o que hajam produzido ou entregue ao público obra de reconhecido valor real em algum campo do saber humano. (Estatuto da APL, art. 2º)

Fora disso estaríamos desservindo a cultura piauiense, de que tem sido a Academia, sem sombra de dúvida, ao longo de nossa história, sua entidade mais representativa, aquela que lhe guarda a tradição e a memória.

 

M. Paulo é ex-presidente da Academia Piauiense de Letras   

 

 




Mais Notícias...
 
2322737
Acessos
 
Rua Treze de Maio, nº 1513/Sul – Vermelha - CEP 64018-285 Teresina-PI
Tel.: (86)3221.7083 FAX.: (86)3223.5577 CNPJ 01.742.710/0001-50

Criação, Desenvolvimento e Hospedagem