Inicial   O Conselho   Sessões   Publicações   Revistas   Fale Conosco
 

Notícia

Conselheiros de Cultura participam da abertura da exposição Cajuína no Piauí
15/08/2014 09:02



Por: Andressa Kerllen
CONSELHEIROS DE CULTURA, INTEGRANTES DO IPHAN E FUNDAC PARTICIPAM DA ABERTURA DA EXPOSIÇÃO: CAJUÍNA NO PIAUÍ- PRODUÇÃO TRADICIONAL E PRÁTICA

Os Conselheiros Estaduais de Cultura estiveram presentes na abertura da exposição: Cajuína no Piauí – Produção Tradicional e Práticas Sócio-Culturais, na última quinta, dia 14 de agosto, às 9 horas, no Museu do Piauí-Casa de Odilon Nunes.

Segundo a diretora do Museu, Dora Medeiros, a exposição tem caráter didático e ficará aberta ao público até o dia 29 de agosto, período em que estudantes e público em geral poderão conferir 12 painéis que retratam todo o processo de produção da cajuína, bem como sua importância na cultura, que simboliza os laços existentes entre famílias produtoras. "Nossa proposta é atrair o público para um maior conhecimento de produção desse patrimônio cultural brasileiro, que representa a hospitalidade e está tão bem presente na cultura local", diz Dora.

EXPOSIÇÃO CAJUÍNA NO PIAUÍ – PRODUÇÃO TRADICIONAL E PRÁTICAS SÓCIO-CULTURAIS.


Segundo Manoel Paulo Nunes, presidente do Conselho de Cultura, os painéis são explicativos e mostram todo o processo de produção com fotografias e informações sobre a luta para aquisição do registro como patrimônio cultural. "Primeiro, a cajuína obteve o registro estadual e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) levou a proposta para aprovação do Conselho Consultivo, em Brasília", explica.
CAJUÍNA NO PIAUÍ – PRODUÇÃO TRADICIONAL E PRÁTICAS SÓCIO-CULTURAIS.



A exposição é uma realização do Iphan em parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundac e  do Museu do Piauí. Ficará aberta ao público de terça a domingo: nos turnos manhã e tarde de terça a sexta; e durante manhã dos sábados e domingos. As visitas de escolas devem ser agendadas no Museu do Piauí, através do telefone: 3221 6027. 
ESTUDANTES E PÚBLICO EM GERAL CONFEREM 12 PAINÉIS QUE RETRATAM TODO O PROCESSO DE PRODUÇÃO DA CAJUÍNA, BEM COMO SUA IMPORTÂNCIA NA CULTURA.




Mais Notícias...
 
2314325
Acessos
 
Rua Treze de Maio, nº 1513/Sul – Vermelha - CEP 64018-285 Teresina-PI
Tel.: (86)3221.7083 FAX.: (86)3223.5577 CNPJ 01.742.710/0001-50

Criação, Desenvolvimento e Hospedagem