Conselho de Cultura realiza encontro pedagógico
28/01/2014 13:05

Encontro Pedagógico

Por: Andressa Kerllen

O Conselho Estadual de Cultura realizou em parceria com as escolas da comunidade do bairro Vermelha, na manhã da última sexta-feira (24), um encontro pedagógico. O evento contou com a palestra do Prof. Dr. da Universidade Federal do Piauí, João Evangelista das Neves Araújo, intitulada: Educação para diversidade étnico-racial no Brasil: elementos na legislação para gestão, planejamento e ensino escolar, além de debates sobre temas transversais.

A abertura do evento contou a participação dos conselheiros de cultura Dora Medeiros e Mestre Severo. Eles ressaltaram a importância do CEC-PI para a comunidade e afirmaram acreditar que acredita que momentos como esse tem saldo positivo em perspectivas e inovações para a educação.

CONSELHEIROS DORA MEDEIROS E MESTRE SEVERO.

O encontro pedagógico é uma reunião de professores e funcionários da rede estadual de ensino para tratar da importância da escola pública, a organização do trabalho pedagógico e as temáticas do cotidiano escolar. Ela é organizada duas vezes ao ano, em fevereiro e em julho, antecedendo a volta às aulas.

Durante a Semana os participantes conhecem a Proposta Pedagógica e o Regimento Escolar, assistem palestras e fazem discussões em grupo. O encontro é uma oportunidade para os profissionais da educação discutirem questões sobre a escola, material didático, planejamento e o projeto pedagógico.

O palestrante explanou sobre a necessidade de a educação ser contextualizada, isto é, usá-la como
ferramenta de transformação da vida para que o aluno se perceba como personagem dentro de um contexto histórico político e social com direitos e deveres.

Pontos como a legislação básica de educação para a diversidade, sistema de cotas e o conceito de racismo foram abordados pelo professor durante a palestra.

PALESTRANTE

2319276