Inicial   O Conselho   Sessões   Publicações   Revistas   Fale Conosco
 

Notícia

Dia da Cultura é marcado por lançamento de livro e apresentação cultural
07/11/2013 08:01



Por: Andressa Kerllen 


Dia 5 de novembro foi comemorado o dia da Cultura Brasileira, homenagem a Ruy Barbosa, nascido em 5 de novembro de 1849. Para celebrar esta data o CEC-PI por meio do Centro Cultural da Vermelha, organizou uma programação voltada para adultos, jovens e crianças. 

 A palestra do professor e conselheiro de cultura, Cineas Santos, com o tema: Cultura e Cidadania deu início as atividades. Para ele, o direito à cultura pressupõe o gozo dos direitos, que tem a ver com a manifestação livre do pensamento, com o direito de ir e vir, e, portanto, de acesso livre aos diferentes saberes. 
Prof. Cineas Santos
Daí que o fato de a cidade reunir os produtores e agentes da cultura e também as suas principais instituições não significa que todos tenham pleno acesso à cultura. Garantir esse acesso passa por um processo de transformação social e política. A segregação espacial que marca as nossas cidades é um entrave físico e social ao exercício de vários direitos, além de ser uma forma de reprodução das desigualdades.

 Na sequência houve o lançamento do livro “Conversas com M. Paulo Nunes”, organizado por Teresinha Queiroz, doutora em História e professora da Universidade Federal do Piauí.


Lançamento do livro

Lançamento do livro


“Manoel Paulo Nunes é piauiense, nascido na cidade de Regeneração. O escritor ocupa a Cadeira 38 da Academia Piauiense de Letras (APL), é bacharel em Direito, professor e ensaísta. O livro "Conversas com M. Paulo Nunes" tem feição memorial e bibliográfica. A obra é de grande relevância para a literatura piauiense já que presta uma justa homenagem para um escritor que muito contribuiu
Livro

para a cultura piauiense e cooperou com os movimentos literários. No livro podemos não só conhecer mais da história de Manoel Paulo Nunes, como também fazer um passeio histórico pela política brasileira contada sob a visão deste escritor”, explica a historiadora.









Após o lançamento do livro, o Grupo Cultural Reisado do Piauí, um dos mais tradicionais grupos de manifestação folclórica do Piauí, tomou o espaço com uma rica apresentação cultural com a presença empolgante de personagens como o careta, jaraguá, os três reis magos, a cigana, a burrinha e a ema. 
Reisado do Piauí
Reisado do Piauí


Reisado

O reisado, que tem origem portuguesa e data do século XVIII, constitui-se num dos mais tradicionais folguedos folclóricos, adquirindo formas singulares de acordo com os costumes de cada região e a identidade cultural do lugar sem deixar de preservar o enredo principal do auto natalino que é a dramatização da visita dos três reis magos ao Menino Jesus, interpretada por grupos que se fantasiam e saem de porta em porta anunciando a chegada do Messias tocando e cantando músicas folclóricas em troca de comida e bebida.
Grupo Cultural Reisado do Piauí



Para o presidente do CEC-PI, Manoel Paulo Nunes, as atividades realizadas pelo Centro Cultural da Vermelha fazem parte do propósito de exercer a política nacional de inclusão cultural. “Entendemos que um órgão de cultura, mesmo com a finalidade específica de propor normas para a execução de programas de natureza cultural, de preservação do patrimônio cultural, inclusive o edificado e o arqueológico, não pode abstrair-se da função precípua de extensão dos benefícios da cultura a todas as pessoas, como forma de inclusão social, fazendo com que esses não atendam apenas ao usufruto de uns poucos, mas se amplie toda a sociedade piauienses e brasileira”, destaca Manoel.

Dia da Cultura


Dia da Cultura


Conselho de Cultura oferecerá serviços de cidadania

Em um segundo momento, de 26 a 29 de novembro, de 8h às 17h, serão oferecidos atendimentos gratuitos do programa Justiça Itinerante como: expedição do Registro de Nascimento, de Carteira de Trabalho, Título Eleitoral, Alistamento Militar, Passe Livre para Idosos e Pessoas com Deficiência, Orientações sobre o Programa Bolsa Família e sobre benefícios (INSS), Serviços de Saúde, Oficina de Beleza, Exame de DNA (Gratuito/ “Projeto eu tenho Pai!”) e Casamento Comunitário.

Mais imagens:





Mais Notícias...
 
2321329
Acessos
 
Rua Treze de Maio, nº 1513/Sul – Vermelha - CEP 64018-285 Teresina-PI
Tel.: (86)3221.7083 FAX.: (86)3223.5577 CNPJ 01.742.710/0001-50

Criação, Desenvolvimento e Hospedagem