Conselheiros de cultura prestigiam a abertura oficial da exposição Arte da Gente nesta quinta-feira
17/10/2013 12:35

O Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Manoel Paulo Nunes, e os conselheiros Itamar Silva, Dora Medeiros, Cineas Santos, Wilson Seraine, Mestre Severo e Pedro Costa prestigiaram a abertura oficial da exposição Arte da Gente, que reúne grandes nomes das artes plásticas e artesanato piauienses, nesta quinta-feira (17), às 9h30, no Palácio de Karnak. A sede do Governo Estadual abrigará obras de nomes famosos como Nonato Oliveira, Afrânio Castelo Branco, Lucílio de Albuquerque, Amaral, Gabriel Archanjo, Braga Tepi, Fátima Campos, Dora Parentes, Stênio Rocha, Rogério Albino, Mestre Dezinho, Dalva Santana, Mestre Expedito, Yolanda Carvalho, Mestre Portelada, Naza, João Oliveira dentre outros nomes reconhecidos e premiados.

Exposição da Gente

Da direita para esquerda, Cons.Itamar Silva, Severino Santos e Mestre Severo.

De caráter educativo, Arte da Gente pode ser visitada até o dia 31 de outubro, no Salão Branco. O público pode apreciar uma instalação dos estudantes do curso de artes visuais da Universidade Federal do Piauí, sob a coordenação da professora Adriana Galvão e a arte de Hudson Melo. A entrada é gratuita.

Arte da Gente

A iniciativa foi organizada pelo Governo do Estado, através da Coordenadoria de Comunicação (CCom) e da Fundação Cultural do Piauí (Fundac) e marca o mês do Piauí.  A exposição é formada pelo acervo que pertence à Pinacoteca do Museu do Piauí - Casa Odilon Nunes e as outras peças foram cedidas pelos próprios artistas.

A mostra, segundo o coordenador de Comunicação, Fenelon Rocha, tem como finalidade abrir o Palácio de Karnak para a arte piauiense para que o público possa prestigiar o talento e a originalidade do artista local, uma edificação de arquitetura clássica, com jardins projetados por Roberto Burle Marx e tem também obras de arte de vários artistas, como do próprio do Burle Marx.

Exposição Arte da Gente

Na abertura da exposição, os professores de arte receberam ainda um kit com catálogo e pequeno resumo sobre o artista e obra, camiseta, caderno de atividades e um CD com imagens das peças expostas para os educadores possam trabalhar o conteúdo em sala de aula.
Exposição Arte da Gente

Arte da Gente reúne os mais diversos gêneros da pintura e mostra a diversidade do talento piauiense, como as esculturas em ferro, de Braga Tepi e a arte santeira dos Mestres Expedito e Dezinho. A religiosidade está presente não só nas esculturas, mas também na pintura. Na exposição, os artistas retratam o sertanejo, praças de Teresina, a ecologia e mostram, com muita originalidade, a figura humana.

A exposição é aberta ao público, de segunda a sexta, das 8h às 18h e as visitas podem ser agendadas através dos telefones 2107 3331 e 3221 6027

2319843