Museu do Piauí comemora aniversário de Odilon Nunes
10/10/2013 09:35

O Museu do Piauí abre comemorações alusivas ao aniversário do historiador Odilon Nunes em atividades que envolvem ações também da Semana da Criança, de 8 a 10 de outubro de 2013.

O Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes mantém acervo material e imaterial que reguarda a história e memória do Piauí em espaço que leva o nome do intelectual e historiador piauiense, natural de Amarante.

*Odilon José Nunes nasceu em Amarante em 10 de outubro de 1899. Foi professor e historiador brasileiro, membro da Academia Piauiense de Letras. Primeiro ocupante da cadeira 34, cujo patrono é Anísio Brito. Na carreira de professor, em Teresina, exerceu a direção da Escola Normal Oficial do

Odilon Nunes

Estado e do Liceu Piauiense, duas das mais tradicionais escolas do Piauí. Foi também Inspetor Técnico do Ensino, coordenador do Censo Estatístico Escolar, diretor da Instrução Pública do Estado e membro do Conselho Estadual de Educação. Como historiador nos legou grandes obras de estudo e pesquisa sobre a história piauiense.

Apaixonado pela historiografia dedicou-se com muito zelo à pesquisa histórica e abriu canais de informação em obra de repercussão nacional. Realizou pesquisas às fontes primárias, quando possível, e abriu clareza em passagens até então obscuras de nossa história. Sua obra está credenciada e é considerada divisor de águas na historiografia piauiense, por realizar pesquisa criteriosa. Um analista profundo que prestigiava a fonte documental e cotejava-a com outros dados de pesquisa.

A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí designou o Museu do Piauí com o nome do historiador. A Prefeitura de Teresina criou um centro de formação educacional com o seu nome e a Câmara Municipal o homenageou com o nome de uma rua. O Piauí reconhece o trabalho e sua obra vem merecendo apreciação de muitos intelectuais, a cada dia aumentando sua fortuna crítica.

Segundo o historiador José Honório Rodrigues: “Odilon Nunes é um pesquisador notável, fiel à verdade histórica, buscada nas fontes primárias. Poucos Estados terão um pesquisador e historiador tão seguro, tão correto, tão autêntico” (Jornal do Brasil, 28.04.1973).

Livro de Odilon

Na programação do Museu do Piauí, de 8 a 10 de outubro, constam ações com aula temática sobre a vida e obra do historiador, exposições, apresentação infanto culturais direcionadas à Semana da Criança. As Exposições temporárias permanecerão até o dia 23/10/2013.

MANHÃ
Dia 08 de outubro -  8:30h - Abertura das exposições temporárias:
 Contos e Encantos e Exposição do resultado de oficinas com crianças.
                              * Cronologia da moda: os novos talentos do Piauí
                               ( Alunos do Curso Design de Moda da Faculdade Mauricio de Nassau)

TARDE

14:00h às 17:00h - Visitas monitoradas