Bons textos e alta qualidade gráfica marcam Revista Presença nº 49
13/08/2013 11:28

Lançamento da Revista Presença nº49

O lançamento oficial acontece no dia 15 de agosto, às 9h, no Museu do Piauí-Casa de Odilon Nunes, que fica localizado na Praça Marechal Deodoro. Na oportunidade acontecerá também a abertura da exposição Bem do Brasil: Patrimônio Histórico e Artístico, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A mostra segue até o dia 15 de setembro, sempre de terça a sexta, das 8h às 17h30; aos sábados e domingos de 8h às 12h, toda a diversidade do patrimônio cultural brasileiro estará à mostra, representado em pinturas, gravuras e esculturas, além de filmes e fotografia.

Em cada página existe um colorido, uma ilustração, uma foto. É dessa forma que se apresenta a 49º edição da Revista Presença, uma publicação marcada pelo acertado casamento do texto com a imagem. Vários acontecimentos importantes da nossa vida cultural são abordados nesta edição que destaca o movimento ascendente do Conselho no sentido de tornar a cultura um processo de inclusão social em favor da comunidade da Vermelha.

Editorial

Não é fato comum, em nosso país, uma revista de cultura chegar à 49ª edição com a vitalidade e o frescor da Presença, revista editada, semestralmente, pelo Conselho Estadual de Cultura do Piauí. A que se deve tal feito? Em primeiro lugar, ao empenho do Prof. M. Paulo Nunes, um intelectual que continua acreditando ser o papel – livro, revista, jornal – o meio mais adequado para a veiculação de ideias e conhecimentos. Desde a década de 40, quando, na companhia de H. Dobal e O. G. Rego de Carvalho, criou a revista Meridiano, um divisor de águas na literatura piauiense, Paulo Nunes vem editando revistas com o mesmo entusiasmo da juventude. Em segundo lugar, Presença é uma publicação que sempre contemplou a pluralidade das ideias, sem abrir mão do respeito à inteligência do leitor.
Nesta edição, por exemplo, é possível sair de um instigante ensaio filosófico de Amandino Nunes Jr. para o humor sutil de Jota. A. O leque de opções é bastante amplo: se o jurista Celso Barros Coelho demonstra a atualidade do pensamento de Rui Barbosa, o Prof. Hugo Lenes Menezes joga luzes sobre uma faceta pouco conhecida da obra de Bernardo Guimarães, no oportuno artigo “A condição servonegra na poética de Bernardo Guimarães”. O historiador Reginaldo Miranda homenageia o poeta Hermínio Castelo Branco e o Prof. Fonseca Neto mostra-nos novas facetas na obra do Padre Chaves, “o historiador de Teresina”.
Acrescente-se aos textos citados o artigo “Juventude, cultura e linguagens na década de sessenta”, da historiadora Teresinha Queiroz, uma análise do panorama da cultura brasileira na efervescente década de 1960. Paulo Nunes revisita um dos seus autores preferido – Graciliano Ramos – no momento em que se comemoram os 120 anos de nascimento do autor de São Bernardo. Rubem Braga, no ano do seu centenário de nascimento, é lembrado em crônica de Cineas Santos. Fechando esta edição, temos o conto Simpático, de Enéas Athanázio, uma entrevista com o Prof. Wilson Seraine, sobre o centenário de Luiz Gonzaga, um artigo da Profª. Sarah M. Mourão Benício, analisando a obra do pintor João Batista Cruz e o belo texto de autoria do preclaro escritor Alberto da Costa e Silva, com que se abre uma campanha nacional em defesa da cidade de Amarante, referência de nosso patrimônio cultural e
 urbanístico, ora ameaçada de desaparecimento com o criminoso projeto de construção das barragens no rio Parnaíba para a captação de energia elétrica.
  O projeto gráfico e a ilustrações desta edição trazem o sinete de Antônio Amaral, um artista que dispensa comentário.
Como se pode ver, o que garante a permanência da Presença no cenário cultural brasileiro é, como já se afirmou antes, o respeito à inteligência do leitor.
Revista Presença-sempre elogiada
Os inúmeros elogios dirigidos à publicação devem-se não somente ao rico conteúdo presente na publicação, mas há que se destacar o excelente trabalho do projeto gráfico e editoração eletrônica da Interativa Propaganda e Marketing, renomada agência de Teresina. O rigor de um conselho editorial que conta com a professora Francisca Mendes, o professor Cineas Santos e o Presidente do Conselho Estadual de Cultura Manoel Paulo Nunes, as ilustrações de Jota A e a revisão de Cineas Santos, Manoel Paulo Nunes e da professora Rosa Pereira da Silva colaboram para o sucesso da revista.