Estados do Nordeste se unem pelo fortalecimento dos Conselhos de Cultura
31/07/2013 10:02

Encontro Conecta

Representantes dos conselhos estaduais de cultura do Nordeste do Brasil pretendem criar um plano de mobilização unificado para fortalecer os conselhos de cultura. Para isso, é preciso ser definido como a sociedade civil pode ser mais envolvida nos debates sobre as políticas culturais. Esse tema foi um dos assuntos debatidos durante o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura (ConECta), que aconteceu entre os dias 02 e 03 de agosto, em Natal, no Rio Grande do Norte.

O evento foi realizado na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, na Lagoa Nova. À frente da organização esteve o presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC), Márcio Caires, que também preside o ConECta. “Estamos em um momento de remobilização do ConECta e da construção de um espaço de diálogo com a sociedade civil em relação ao papel dos conselhos estaduais de cultura. E focamos  principalmente no acompanhamento à implementação do Sistema Nacional de Cultura”, disse o presidente.

Caires lembrou ainda que os encontros do ConECta têm rendido bons resultados. “No encontro da Regional Norte do ConECta, em Macapá, assuntos como o custo amazônico e o tombamento da tradição do Marabaixo foram definidos como temas integradores da região”, assinalou. O presidente lamenta o fato de que o custo amazônico foi eleito como uma das 32 prioridades da Conferência Nacional de Cultura de 2010, mas ainda não tenha sido encaminhado como política pelo Ministério da Cultura (Minc).

Paralelo ao evento também houve: o Fórum de Secretários de Cultura e o Agosto da Alegria, que acontece uma vez ao ano e debate a cultura popular e folclore. Na quinta-feira, 1º, às 10h40, o presidente Márcio Caires participou do Fórum de Secretários de Cultura.

Na ocasião, o presidente falou sobre a dinamização do processo de participação dos Conselhos Estaduais de Cultura nas ações culturais propostas pelas secretarias de estado e propôs reformulações nos conselhos estaduais que devem se enquadrar ao Sistema Nacional de Cultura e legitimar a participação da sociedade civil. Por fim, Caires sugeriu que seja definido um tema nacional para que os dois fóruns trabalhem em conjunto.

Segundo o presidente do Conselho de Cultura do Rio Grande do Norte, Iaperi Araújo, o momento não serviu somente para reivindicar melhorias, mas para se repensar a valorização da cultura. “É muito importante que aconteçam encontros regionais que permitam a troca de informações. Isso facilita a realização de um modelo de política cultural uniforme entre os estados”, disse.

CALENDÁRIO – Esse foi o terceiro encontro do ConECta este ano. Já aconteceram reuniões regionais no Sul e Norte do país. Depois do Nordeste, será a vez das regionais Centro-Oeste e Sudeste, em datas ainda não definidas.

Os resultados de cada encontro estão sendo organizados por cada regional. O objetivo é que todos se reúnam no Encontro Nacional do ConECta, que será realizado no mês de outubro, como parte da Festa Nacional da Música, em Canela, no Rio Grande do Sul.

“Os encontros regionais têm a capacidade de avaliar o cenário da cultura de cada região. E será válido levar todas as demandas ao encontro nacional. Tem sido valiosa a retomada das ações do ConECta”, comemora o coordenador da Regional Nordeste do ConECta e presidente do Conselho Estadual de Cultura de Alagoas, Osvaldo Viegas.

Além de conselheiros de cultura dos estados do Nordeste (Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco e Sergipe), também estão sendo esperados parlamentares, representantes do governo federal, artistas e agentes culturais de todo o Brasil.