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Conselho de Cultura realiza programação comemorativa dos 125 anos da Abolição da Escravatura
10/05/2013 08:08


Por: Andressa Kerllen

Na manhã desta segunda-feira (13), no Conselho Estadual de Cultura do Piauí, alunos de escolas públicas da comunidade Vermelha e demais convidados tiveram contato com diversos aspectos da cultura africana como: literatura, música e dança. A atividade coordenada pelo professor Elio Ferreira integra a programação comemorativa dos 125 anos da Abolição da Escravatura. A integrante do grupo Afro-Afoxá, Arteníldes, também colaborou com o evento ao realizar uma performance ilustrativa da resistência negra.

Alunos atentos à palestra sobre Africanidades coordenada pelo prof. Élio Ferreira.

Cons. Francisca Maria
"O 13 de maio é um marco histórico legal, representa mais do que a assinatura da princesa Isabel. Representa o grito sufocado dos negros, analisou a conselheira Francisca Maria ao iniciar o evento.
Para a conselheira a parceria entre o CEC-PI e as escolas da comunidade local é de
fundamental importância para a sedimentação do conceito de cultura como cidadania.

Iradete Ribeiro, coordenadora da programação, explica que “Quando o Conselho de Cultura se propõe a trazer o diálogo sobre africanidades na data 13 de maio, busca não somente contribuir com o debate sobre o tema, mas também, cumprir a Lei 10.639/2003 que já completou 10 anos de existência e que trata da inserção da obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana no ensino brasileiro. É sempre oportuno a ampliação desse conhecimento em uma data tão pertinente como o 13 de maio, que faz alusão ao fim de um sistema escravocrata que deixou consequências desastrosas até hoje experimentadas como o preconceito e o racismo”.

Ao falar sobre africanidades o palestrante Élio Ferreira afirma que a assinatura de um papel chamado Lei Áurea não resolveu o problema de uma etnia que foi escravizada quase 400 anos. A existência do sistema de cotas veio para compensar o povo negro das desigualdades geradas pelo enorme tempo de escravidão e exclusão.
Prof.Èlio Ferrira coordena os debates
O palestrante Élio Ferreira, também defendeu as políticas de ações afirmativas instituídas pelo governo e critica a falta de espaços para projetos culturais que tratem da temática afro-brasileira. “Existem algumas dificuldades na captação de recursos para esses projetos. A cultura negra ainda não foi totalmente inserida no projeto. As cotas são necessárias atualmente, elas representam a abertura de espaços, explica Élio.
 
 


O pensamento foi compartinhado por Cineas Santos para ele " Pobreza tem cor e não é por acaso”, o motivo pelo qual o Brasil enfrenta tantas dificuldades de desenvolvimento foi atribuído aos baixos salários pagos no país, herança do período escravocrata, onde os escravos não recebiam pelo trabalho que desempenhavam.
Artemíldes- Integrante do Grupo Afro-Afoxá
Arteníldes, integrante do grupo Afro-Afoxá, finalizou o 1º momento da programação com uma performance ilustrativa da resistência negra. Ela enfatizou para o público presente no auditório que o respeito é fundamental
para convivência em sociedade. Respeito a todos os aspectos da cultura afro-brasileira.

 
 
 
 
 
 
 

Na segunda-feira (20), Alcione Corrêa continuou os debates. Sua palestra ilustrou por meio de exemplos do cotidiano a existência do mito da democracia racial. Alcione afirma existir um vazio do negro em diversos espaços sociais como Universidades,dramaturgia, dentre outros.   

"Acredito que é um pouco desse tipo de discussão que falta. E para que ela possa ser realizada, corrigida e aumentada precisamos realizar a crítica com relação a nós mesmos que sempre somos benevolentes com os que de fora nos dizem,acrescenta o professor." 

Prof.Alcione Correa-Palestra Africanidades

 Na oportunidade houve também uma roda de capoeira coordenada pelo gupo Escravos Brancos. A comunidade escolar interagiu com um grupo no momento da apresentação.

Apresentação do grupo de capoeira Escravos Brancos
Comunidade escolar interage com o grupo de capoeira Escravos Brancos.

 

 

 

 

 

 

 

 



 




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