Inicial   O Conselho   Sessões   Publicações   Revistas   Fale Conosco
 

Notícia

REISADO DO PIAUÍ
05/02/2013 10:47

Mestre Severo





O reisado constitui um dos folclores populares mais difundidos no Brasil. Reis, Folia de Reis, Boi de Reis, ou simplesmente Reisado, são as várias denominações daqueles grupos de músicos, cantores e dançadores que vão de porta em porta no período de 25 de dezembro a 06 de janeiro. Eles anunciam a chegada do Messias e homenageiam os três Reis Magos. 

A tradição do Reisado é nitidamente ibérica. Os portugueses trouxeram para o Brasil o costume dos grupos janeireiros e reiseiros, que saíam às ruas pedindo que lhes abrissem as portas e recebessem a boa nova do nascimento de cristo; os donos da casa pagavam com dinheiro e alimentos a gentileza da música e das crianças. Essa tradição existe até hoje, é claro que as peculiaridades de cada região e outras circunstâncias motivaram modificações e até mesmo uma recriação destes folguedos. 

No Piauí, a incidência do Reisado é notável. Cada grupo se apresenta com características próprias, modificando ou acrescentando personagens. Basicamente, o Reisado piauiense é composto de vários “caretas” (de 2 a 5) que mascarados e  vestidos de palha dão a nota de comicidade e reboliço à brincadeira. Eles dançam, cantam com voz rouca, mexem com todo mundo. Uma orquestra de viola, rabeca, banjo ou violão, sanfona e pandeiro, surdo e reco-reco acompanha a apresentação de cada personagem, da Cigana, da Burrinha, do Jaraguaia, da Caipora, do Casal de Velhos, do Cabeça de Fogo da Ema, da Arara, da Piaba, do Boi e de outros.  Um pequeno couro acompanha a orquestra, cantando as músicas próprias de cada personagem. Estes vão-se sucedendo sem nenhuma ligação uns com os outros. É uma sequência de apresentações surpreendentes, cômicas e ao mesmo tempo líricas, onde o surrealismo a e ingenuidade se misturam a um nítido substrato mitológico. Os cantos de chegada e de despedida são, talvez, as mais belas criações do nosso cancioneiro folclórico.

Em Teresina, o líder da sociedade do Reisado é o Mestre Severo. Este já representou o Piauí em vários festivais municipais e estaduais, como Salvador, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro, Pernambuco e São Luís do Maranhão. È composto de 25 personagens, entre os quais se destacam as figuras dos três Santos Reis. São para estes as homenagens das danças, dos cantos e de uma grande procissão no dia 6 de janeiro. 

Texto de Noé Mendes de Oliveira editado por Andressa Kerllen 







Mais Notícias...
 
2321509
Acessos
 
Rua Treze de Maio, nº 1513/Sul – Vermelha - CEP 64018-285 Teresina-PI
Tel.: (86)3221.7083 FAX.: (86)3223.5577 CNPJ 01.742.710/0001-50

Criação, Desenvolvimento e Hospedagem