Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura elege nova diretoria
15/01/2013 09:59

Por: Andressa Kerllen

Reunidos em Brasília nos dias 28 e 29 de novembro, presidentes e representantes dos Conselhos Estaduais de Cultura elegeram a nova diretoria para o biênio 2012/2014 do ConECta, o fórum que congrega os colegiados das unidades federativas de todo o Brasil. A diretoria executiva do fórum passa a ser formada por Márcio Caires (BA), presidente, e Loma Pereira (RS), vice-presidente.
Também foram eleitos para a diretoria Mary Garcia Benedet (SC), coordenadora da Região Sul; Osvaldo Viegas (AL), coordenador da Região Nordeste; Dalmir Ferreira (AC), coordenador da Região Norte e Carlos Cipriano (GO), coordenador da Região Centro-Oeste. A vaga reservada ao Sudeste será preenchida posteriormente.

O encontro do ConECta também resultou na atualização do Estatuto do Fórum e no debate de assuntos pertinentes a atuação dos Conselhos.

Na manhã de 29 (quinta-feira), os membros do Fórum participaram, no Congresso Nacional, da solenidade de promulgação da Emenda Constitucional nº 71/2012, que institui o Sistema Nacional de Cultura. A solenidade foi conduzida pelos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara de Deputados, Marco Maia, e teve a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy, e do autor da lei, deputado Paulo Pimenta.

O encontro do Fórum foi encerrado com a aprovação de um plano de trabalho para os próximos dois anos, que envolve ações de comunicação das atividades do ConECta, diagnóstico da realidade dos Conselhos, a promoção do intercâmbio de experiências e qualificação dos Conselheiros, além do estímulo a criação dos Conselhos Municipais de Cultura.

O presidente Marcio Caires será o representante titular do ConECta no Conselho Nacional de Políticas Culturais, tendo como suplente o conselheiro e secretário de Cultura de Alagoas, Osvaldo Viegas. “A grande missão do Fórum é garantir que os Conselhos de Cultura, tanto estaduais quanto municipais, sejam efetivamente espaços legítimos de diálogo entre a sociedade civil e os gestores públicos na construção de políticas culturais”, declarou Marcio Caíres, após o ato de posse.

Texto: Asscom ConeCta

Edição:Asscom CEC-PI