CEC-PI PROMOVE ATIVIDADE COMEMORATIVA DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
20/11/2012 09:36

Por: Andressa Kerllen

Nesta terça-feira, 20 de novembro, comemora-se o Dia da Consciência Negra. A data relembra o dia da morte de Zumbi dos Palmares,em 1965, símbolo de resistência do negro a escravidão. Com o
objetivo de promover a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e de reduzir o
racismo e a descriminação no âmbito escolar, é que o Conselho Estadual de Cultura do Piauí promoveu na manhã do dia 19 de novembro, às 9h, no Auditório Liz Medeiros, localizado na sede deste Colegiado, uma palestra para alunos da Escola Pública Estadual Gabriel Ferreira.

Alunos da escola Gabriel Ferreira

Haldacir Regina

Foi com um saravá ou axé que a mestranda em Educação e Presidente do Instituto da Mulher Negra do Piauí, Haldacir Regina da Silva, fez a abertura da palestra que realizou um interessante
resgate histórico sobre as conquistas sociais da população negra.
Para ela, após a abolição da escravatura o negro não foi inserido de forma adequada na sociedade, prova disso é a existência de leis que determinam cotas para negros nas universidades.

“Se eu não conheço minha história, eu não me valorizo”, afirma Haldacir Regina, ao falar da necessidade de discussões nas escolas sobre a história do povo negro de modo positivo. Além da palestra, houve também no evento a exibição de vídeos relacionados à temática.
Haldacir Regina e Conselheiros

Estiveram presentes no evento os conselheiros, Severino Santos, coordenador da atividade, Francisca Maria, Cineas Santos e o Presidente do Conselho Manoel Paulo Nunes.