Dia da Cultura é comemorado com atividades sobre Lendas Piauienses
06/11/2012 10:50

Por: Andressa Kerllen

Normalmente no dia 31 de outubro comemora-se o Dia do Hallowen. Uma festa americana e de alguns paises europeus que vem ganhando um grande espaço em nossa cultura, apesar de não ser muito conhecida pela maioria das pessoas no Brasil. Geralmente é celebrada com festas a fantasia, fogueiras, crianças fantasiadas de bruxas saindo de casa em casa pedindo doces.

Na contramão dessa idéia, aqui no Piauí resolveu-se festejar no dia 31 de outubro, o Dia das Lendas Piauienses. A data visa estimular comemorações nas unidades escolares da rede estadual de educação do Piauí e despertar o conhecimento e a valorização da cultura popular em nosso Estado.
Atento a isso, o Conselho Estadual de Cultura, realizou no dia 5 de novembro de 2012, a partir das 9 h, uma programação voltada para o resgate e a valorização de nossas tradições e manifestações folclóricas originais.

Na oportunidade, as escolas da rede municipal de ensino, Gabriel Ferreira e Paulo Ferraz, localizadas no bairro Vermelha, participaram de um bate-papo sobre lendas com o músico e professor Vagner Ribeiro, no CEC-PI.

Estudantes das escolas públicas municipais do bairro Vermelha.

Monólogo

Na abertura do evento, o Ator Marco Antonio Salesberg, apresentou o monólogo “O drama de um apaixonado”, que retratou o sofrimento de um jovem ao ver a própria vida dominada pelo universo das Drogas. Logo em seguida, Vagner Ribeiro, animou quem estava presente no evento com músicas regionais e ricas reflexões a cerca do mundo das lendas.

Para ele ações como essas visam estimular os estudantes a conhecerem e preservarem a cultura local, explica Vagner.

Vagner Ribeiro em um bate-papo com estudantes
Ao final do evento, todos tiveram a oportunidade de conferir a exposição de quadros que retratam as mais diversas lendas piauienses no roll do CEC-PI.
Alunos conferindo a exposição de quadros no CEC-PI.
Veja na guia de Publicações a lei de autoria do Deputado Cícero Magalhães nº 5.870 de 20 de julho de 2009 que cria no calendário oficial do Estado do Piauí, o Dia das Lendas Piauienses.