Lançamento da Revista Presença nº48 encerra Semana da Cultura no CEC
01/11/2012 18:14

Prof.Manoel Paulo Nunes fala sobre relevância da Revista para o setor cultural do Estado.

O encerramento da programação comemorativa do Dia da Cultura no CEC-PI contou com uma programação intensa e diversificada. Na manhã desta quinta-feira, 8 denovembro de 2012, o Conselho Estadual de Cultura e a Secretaria Estadual de Educação e Cultura lançaram a edição nº48 da Revista Presença.

A Revista Presença é uma publicação semestral, distribuída gratuitamente para Conselhos Estaduais de Cultura, secretarias e fundações culturais, biblioteca públicas, universidades, academias de letras e escolas públicas estaduais. Na edição nº48, a publicação traz como assunto principal os aspectos históricos e literários do Cangaço.

A equipe responsável pela publicação da Revista Presença se preocupa principalmente com a qualidade, criatividade e conteúdo da Revista que se propõe a conversão da cultura como instrumento de transformação social do povo brasileiro.

Arquiteta Marielly Ibiapina

No evento também houve o lançamento do livro Entre Telhas e Carnaúbas da Arquiteta campomaiorense Marielly Ibiapina Mascarenhas, que revela a história dos imóveis seculares da cidade de Campo Maior.

O livro é resultado do seu trabalho final de Graduação, cuja pesquisa levou cerca de um ano e meio. “Como eu já me interessava por essa história de patrimônio, achei que tinha que fazer algo sobre aquilo, mas não foi fácil porque no meu curso não havia até então um trabalho semelhante, mas eu insisti. Houve um debate no departamento e eu consegui que fosse aceito”, descreveu Marielly.

Logo depois teve início, uma mesa redonda com o tema: História da Arte Santeira do Piauí, com o produtor cultural José Elias Martins de Area Leão e os artesãos Mestre Dim, Mestre Kim e Joaquim José Alves do Nascimento (Mestre Dico).

Mesa redonda sobre Arte Santeira do Piauí