Inicial   O Conselho   Sessões   Publicações   Revistas   Fale Conosco
 

Notícia

Por dentro da Biblioteca Prof.ª Auristela Soares Lima
03/10/2012 10:05

Espaço de leitura, informação, pesquisa e lazer


Por: Andressa Kerllen

Espaço de informação, leitura, pesquisa, estudo e lazer, aberto à Comunidade em geral, a Biblioteca Professora Auristela Soares Lima possibilita o acesso fácil e rápido a um conjunto diversificado e organizado de documentos impressos.

Inaugurada no dia 25 de agosto de 2010, com grande solenidade, o espaço recebe este nome em homenagem a ilustre professora e pedagoga da Secretaria de Educação (in memorian) Auristela Soares Lima. Localizada no bairro Vermelha, Rua 13 de Maio, 1513, a biblioteca funciona durante toda a semana de segunda a sexta, das 8hs às 21hs.

Estudantes que frequentam a Biblioteca Auristela Soares

Na recepção os resposáveis pelo espaço, recebem e inscrevem aqueles que chegam ao local prestando-lhes apoio e informações necessárias, no sentido de uma correta, eficiente e organizada utilização dos recursos existentes.

Atualmente o seu acervo é composto de aproximadamente 6.000 exemplares de livros e revistas, sendo que alguns foram doados por intelectuais como o Professor Manoel Paulo Nunes, presidente do Conselho e o escritor Francisco Miguel de Moura, além de instituições como: SEDUC, Arquivo Público do Piauí e Academia Piauiense de Letras.

Todos os documentos impressos – livros, revistas e jornais existentes na biblioteca encontram-se em livre acesso.

As principais revistas que constam no acervo são Presença, De Repente, Revista da Academia Piauiense de Letras e Revista da Academia Brasileira de Letras,“Revista Cultural” da década de 50, ‘Revista do Livro’ da década de 60, e Revista ‘Alfa’ da década de 70. Um dos periódicos mais requisitados são as revistas ‘Presença’, lançadas pelo Conselho Estadual de Cultura datando seu primeiro exemplar em 1974. O acervo abrange todo o campo do conhecimento.

Além de livros e revistas, é possível encontrar outros tipos de publicações para pesquisa na Biblioteca. Os periódicos e algumas obras raras são exemplos disso. Dentre elas, podemos citar ‘Devassamento e Conquista do Piauí, ’ de Odilon Nunes, ‘Soldados de Tiradentes’ de Celso Pinheiro Filho, ‘Praça Aquidabã sem número’ e ‘Viagem ao dicionário, ’ de Arimathéia Tito Filho, todos datando da década de 70. O enfoque principal da Biblioteca é a Literatura Piauiense, mas também constando Literatura Brasileira, Literatura Estrangeira, História e Geografia do Piauí, dicionários, enciclopédias, biografias e outros também compõem o acervo do local.

A Educação Piauiense e as biografias de alguns escritores ilustres do Estado são temas bastante procurados por aqueles que frequentam o espaço.                                                                         

  A Biblioteca oferece mais um serviço para facilitar os estudos de seus frequentadores: a rede Wi-Fi.  A internet sem fio é disponibilizada todos os dias e pode ser acessada sem necessidade de utilização de senha. Para desfrutar desse serviço é serviço é simples: basta ter um aparelho que se conecte à rede, como notebooks, celulares ou tablets.

Além deste serviço, na sede da Biblioteca também funciona um Centro de Informática. O CI é de acesso público à informática, ou seja, um local onde você pode utilizar os computadores gratuitamente para fazer trabalhos, conhecer diversos softwares, navegar e pesquisar na internet.

Laboratório de Informática

 

Horário de funcionamento- segunda a sexta: 8h às 21h

 

Mais informações: (86) 3223-5577 ou (86) 3215-7430.




Mais Notícias...
 
2326866
Acessos
 
Rua Treze de Maio, nº 1513/Sul – Vermelha - CEP 64018-285 Teresina-PI
Tel.: (86)3221.7083 FAX.: (86)3223.5577 CNPJ 01.742.710/0001-50

Criação, Desenvolvimento e Hospedagem