Candidato à prefeitura de Teresina apresenta plano de governo na área da Cultura no CEC
13/09/2012 09:36

Integrantes do partido Pstu e Conselheiros

Por: Andressa Kerllen

Conselho Estadual de Cultura questiona candidato à prefeitura de Teresina, Daniel Solon, sobre a sua proposta de governo para a área cultural da cidade.

Os integrantes do Conselho Estadual de Cultura se reuniram na última quinta-feira, (06) de setembro, às 10 h, na sede deste Colegiado, para debater com o candidato a prefeitura de Teresina pelo partido PSTU, Daniel Solon, as propostas do candidato para a área cultural da cidade. Além de Daniel Solon, também estiveram presentes no encontro a candidata à vereadora de Teresina pelo PSTU, Letícia Campos, a candidata à vice-prefeita pelo PSTU, Solimar Silva e o produtor cultural Gervásio Santos.

É possível dizer que o relevante peso das empresas privadas sobre a definição dos produtos culturais que estarão a disposição da sociedade- por conta dos incentivos fiscais - e a questão da transformação do artista em empreendedor por meio da lógica atual que o impele a produzir de acordo com as demandas do mercado, são pontos centrais da proposta de governo do PSTU para Teresina.

“Teresina está privatizada em vários aspectos: na saúde, na educação, no transporte, e na área cultural” com esse argumento teve início à exposição da proposta de governo do candidato Daniel Solon.

Ele acredita que “as grandes empresas vem conquistando o papel de definir quais são os produtos culturais que estarão à disposição da sociedade, por causa da falta de garantia de investimentos de recursos próprios da prefeitura de Teresina. Nesse sentido, os produtores culturais ficam nas mãos dos empresários, a partir das leis de incentivo como a A.Tito Filho, que garante isenção de impostos para as empresas”.

Como sugestão para esse problema o candidato sugeriu que fosse criado um fundo específico para financiamento e estímulo a produção cultural, e o fim de isenções de impostos para empresas privadas. Outro ponto levantado pelo candidato do PSTU, diz respeito à defesa do patrimônio arquitetônico da cidade por meio do tombamento de vários prédios e punição severa para proprietários que descaracterizarem o patrimônio tombado.

“É necessário que se faça a municipalização/estatização do prédio do Cine Rex, não apenas como cinema de rua, mas também como espaço de oficinas e de produção audiovisual”, diz Daniel Solon, ao ressaltar a movimentação existente nas redes sociais pela defesa do patrimônio artístico-cultural de Teresina.

Letícia Campos candidata a vereadora de Teresina, pelo PSTU, afirma que “a cultura não deve ser vista apenas como mercadoria; ela deve ser encarada como um conjunto de valores que foram construídos socialmente e que devem ser valorizados”.

Para o Presidente do Conselho, Manoel Paulo Nunes, o CEC é um órgão do governo e, sobretudo do Estado, de forma que isso não significa que ele não tenha as suas opções no tratamento do problema cultural enfrentado tanto pelo Estado como pelo município. “Este é um dos Conselhos mais independentes do mundo, já produzimos 5 planos de cultura, não se omitindo na busca de soluções de alguns problemas fundamentais. Daniel pensou vários assuntos já tratados nas sessões do Conselho; nós só não os resolvemos porque não temos força para isso, somos apenas um órgão consultivo!”,afirma o Presidente.

O Conselheiro Wilson Seraine sugeriu para o candidato a inserção da Criação da Secretaria Municipal de Cultura como meta do plano de governo do partido, já que essa é uma questão tão importante para a política municipal de cultura.

Dora Medeiros, integrante deste Conselho, interrogou Daniel Solon sobre quais providências seriam tomadas pelo candidato, se eleito fosse, em relação à passagem de ônibus nas imediações do Museu do Piauí, cujo conjunto do patrimônio e acervo está ameaçado pela fuligem e pela trepidação no solo e o elogiou por ter aceitado convite, tendo em vista que ele foi o único candidato que compareceu ao chamado do Conselho. Vale ressaltar, que os candidatos Firmino Filho do PSDB e Welligthon Dias do PT, encaminharam suas propostas de governo à sede do CEC.

Os problemas enfrentados com a destruição do patrimônio arquitetônico de Teresina e a transformação do produtor cultural em empreendedor foram algumas das denúncias abordadas pelo Conselheiro Severino Santos.

A vice-presidente do CEC, Francisca Maria, frisou que os gestores tem que compreender que investir em cultura é prioridade, porque se você investe em cultura e educação, ocorre paralelamente uma queda nos gastos com saúde e segurança. Ela também sugeriu que fosse acrescentado ao plano de governo a criação do Arquivo Público Municipal de Teresina.

A revitalização de bibliotecas e a criação de pontos de leitura foram pontos do plano de governo do PSTU bastante elogiados e tidos como necessários pelo Conselheiro Itamar Silva.

Com sua vivência no setor cultural do município, o Conselheiro Mestre Severo, apontou para a necessidade de os gestores acompanharem o desenvolvimento dos projetos de modo que as ações culturais não se tornem atividades isoladas.

“Tempo é questão de preferência”, com essa frase o Conselheiro Cineas Santos encerrou a rodada de posicionamento dos integrantes do CEC.  Ao lembrar que apenas um candidato compareceu ao encontro. Para ele, se os demais não tiveram tempo para vir ao Conselho foi por uma questão de preferência, pois a cultura não deve ser relevante para os mesmos.

No encontro, o candidato teve a oportunidade de conhecer os retrocessos, mas também os recentes avanços na política cultural do município, além de receberem questionamentos e contribuições dos conselheiros.