Representantes do CEC-PI participam do Projeto Conexões Ibram em Teresina
18/05/2012 07:49

Projeto Conexões Ibram

Teve início na manhã desta quarta-feira, 16 de maio, no museu do Piauí, Casa de Odilon Nunes, o Conexão Ibram, projeto de pactuação das políticas de Cultura na área museológica envolvendo todos os estados brasileiros. Esta iniciativa objetiva estender as políticas públicas do setor para museus estaduais e municipais, mediante a construção de uma agenda comum de trabalho.

Estiveram presentes no evento, estudantes e profissionais de Museologia e gestores do setor cultural. A abertura do evento foi marcada pela assinatura do acordo de cooperação entre o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e a Fundação Cultural do Estado do Piauí (FUNDAC). Este documento foi assinado pelo representante do presidente do Ibram no evento, Luiz Renato Costa, e pela presidente da FUNDAC, Bid Lima. Ele oficializa uma agenda de trabalho pactuada entre o Governo do Estado do Piauí e o Ibram para os próximos anos.
Bid Lima acredita que o acordo é estratégico para o resgate do setor museal no Piauí.

Temas como: o programa iMuseus-construção de rede de informações de ações públicas voltadas para o patrimônio cultural em risco, o Programa de Memória e a estratégias de fomento e financiamento aos museus,além da pauta do legado cultural dos megaeventos esportivos para o setor museal.

A conselheira Francisca Mendes esteve presente no evento representando o Conselho Estadual de Cultura do Piauí e a servidora Francisca Siqueira também participa dos grupos de trabalho do evento.

O Músico Vagner Ribeiro e o Grupo “Valor de Pi” encantaram o público com músicas, danças e expressões tradicionais da cultura popular do Piauí, durante o coquetel de abertura do evento.