Tem início a Programação Cultural do CCV
13/02/2012 16:34

Professores interagem com o palestrante

Por: Andressa Kerllen

Teve início na manhã desta última sexta-feira, 10 de fevereiro, a Programação Cultural do ano de 2012, do Centro Cultural da Vermelha. O calendário de eventos preparado pelo CEC-Conselho Estadual de Cultura, órgão gestor do CCV, está repleto de atividades que visam contemplar algumas datas comemorativas do ano.

A abertura das atividades culturais do CCV ficou por conta da animada palestra realizada pelo Prof.Antônio Carlos, aos professores, diretores, coordenadores pedagógicos e a alguns acadêmicos de Pedagogia e Letras, dentre outros que estavam presentes no Auditório Liz Medeiros.

Antônio Carlos é Pós-Graduado em Espanhol, ator, músico, compositor e educador. Com uma  lúdica Contação de Histórias,ele animou o público infantil  do Dia de Ação Social realizado no dia 5 de novembro de 2011, no CEC. O evento foi uma iniciativa do Conselho no sentido de comemorar o Dia da Cultura de forma diferenciada.

Com recursos pedagógicos diferenciados ele encantou a todos.

As Práticas Pedagógicas em Busca da Excelência foi o tema da atividade que contagiou a todos os profissionais pela forma dinâmica e extrovertida com a qual o palestrante retratou o assunto. A percepção da leitura em seus diversos sentidos e a atuação do professor diante das exigências do mundo contemporâneo foram eixos  do debate que contou com a participação de vários profissionais que relataram suas experiências no âmbito escolar.

“Diante das circunstâncias atuais o professor não deve se limitar a ser apenas um professor de leitura, deve ir mais longe, deve ensinar valores."Esse foi o posicionamento de Antônio Carlos em relação aos desafios encontrados diariamente na escola.

O que falar de uma gravidez mal planejada? Ao lançar esse questionamento à platéia ele introduziu ao debate uma questão tão comum aos professores na atualidade: a falta de planejamento; ele fez um alerta sobre o valor de uma aula bem planejada.

Dinâmicas, recursos pedagógicos e vídeos foram alguns dos elementos utilizados pelo palestrante para despertar curiosidade do público que estava no Auditório Liz Medeiros. Além disso, o uso de adereços e fantasias colaboraram para que o evento fosse bastante elogiado nos corredores do Conselho.

Prof.Antônio Carlos de Oliveira

O Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Manoel Paulo Nunes e as Conselheiras Dora Medeiros e Francisca Mendes consideraram o evento bastante produtivo para o CCV, tendo em vista que, o bairro Vermelha abriga diversas escolas municipais e estaduais que carecem de atividades que tenham como foco a elevação da auto-estima dos professores.

Inúmeras dinâmicas marcaram a palestra.

É neste sentido que convidamos toda a comunidade para prestigiar o Calendário de Eventos 2012, preparado pelo CEC-Conselho Estadual de Cultura. Ainda neste mês, ocorrerá o lançamento da 47ª edição da Revista Presença que será no dia 16 de fevereiro, às 9 h, na sede do CEC.