Inicial   O Conselho   Sessões   Publicações   Revistas   Fale Conosco
 

Notícia

Sessão Ordinária do dia 5 de janeiro de 2012
03/02/2012 12:03


 

Por: Andressa Kerllen

 

--Participantes:

  • Presidente do Conselho- Manoel Paulo Nunes
  • Vice-Presidente - Francisca Maria

--Conselheiros:

Jimmy Charles

Luiz Severino

José Itamar

Dora Medeiros

Pedro Costa

Cineas Santos

 

      Logo após a leitura da ata da Sessão Ordinária anterior realizada pela Secretaria Ana Maria dos Santos, o Presidente do Conselho, Manoel Paulo Nunes, deu início a sua exposição ao falar sobre o processo de seleção das entidades representativas dos produtores culturais realizado pela Secretaria da Educação e Cultura para a composição do CEC. O Presidente apresentou os 3 nomes selecionados pela Seduc:

 

  • Luiz Severino dos Santos
  • Severo de Sousa Barros
  • Pedro Nonato da Costa

No momento ele informou aos demais conselheiros a Revista Presença Nº 47 já concluiu o processo de revisão final e que os próximos passos seriam a impressão, lançamento e distribuição da publicação. Ele ainda colocou a sua participação na Confraternização Natalina do Arquivo Público, local onde o CEC funcionou por algum tempo.

 

 Em virtude da grande repercussão e sucesso da Ação Social realizada pelo CEC no Dia da Cultura, o conselheiro José Itamar, propôs que o Conselho inserisse em sua programação de eventos mais ações semelhantes a essa. O orçamento dos órgãos públicos também foi tema de destaque na fala do conselheiro que informou para aqueles que ali estavam presentes que poucos deles executaram plenamente sua proposta orçamentária, a exemplo, ele citou a Fundação Nacional das Artes que realizou 100% da sua programação orçamentária e publicou o respectivo balanço.

 

 

O Congresso Regional de Cultura de Vila Nova que ocorreu no final do ano de 2011 homenageando os escritores O.G. Rego de Carvalho, Assis Brasil, Da Costa e Silva foi evidenciado por Cineas Santos por ocasião de sua participação no evento.  

 

Esse município tem uma população de 3075 habitantes e está localizado numa zona extremamente pobre do estado do Piauí. Apesar disso, eles estão realizando um traalho bastante interessante, pois possuem uma biblioteca que tem em média 900 visitas ao mês sendo que apenas 500 pessoas residem na cidade. Ele frisou que a realização de atividades como essas atestam que investimento em Educação e Cultura não são despesas.

 

 Referiu-se ainda ao sanfoneiro de São João do Piauí, o Sr. Carlitos, integrante do Grupo Encantadores do Nordeste, coordenados pelo prof. Gonçalo Carvalho que teve sua sanfona furtada. Graças a uma campanha de divulgação por meio das redes sociais o instrumento foi jogado na residência do Sr. Carlitos pelo assaltante que assustou-se com a repercussão da notícia. 

 

   Na companhia do arquiteto Olavo Pereira da Silva, o conselheiro informou que irá visitar algumas fazendas históricas piauienses para realizar um documentário de alerta sobre a preservação das mesmas.  

 

 

 

 

 




Mais Notícias...
 
2327943
Acessos
 
Rua Treze de Maio, nº 1513/Sul – Vermelha - CEP 64018-285 Teresina-PI
Tel.: (86)3221.7083 FAX.: (86)3223.5577 CNPJ 01.742.710/0001-50

Criação, Desenvolvimento e Hospedagem