Inicial   O Conselho   Sessões   Publicações   Revistas   Fale Conosco
 

Notícia

Bons textos e alta qualidade gráfica marcam a Revista Presença nº 47
27/01/2012 11:03


 

Por: Andressa Kerllen

 

Em cada página existe um colorido, uma ilustração, uma foto. É dessa forma que se apresenta a 47º edição da Revista Presença, uma publicação marcada pelo acertado casamento do texto com a imagem. Vários acontecimentos importantes da nossa vida cultural são abordados nesta edição que destaca o movimento ascendente do Conselho no sentido de tornar a cultura um processo de inclusão social em favor da comunidade da Vermelha.

 

 Manoel Paulo Nunes, presidente do Conselho Estadual de Cultura-CEC, diz que “nossa revistaCapa da Revista Presença Nº 47 prossegue no seu propósito de trazer a debate os temas fundamentais da cultura piauiense no contexto da cultura brasileira e das idéias de nosso tempo”.

 

Dentre os fatos que são destaque na publicação  podemos citar a homenagem à figura de um dos mais completos escritores piauienses, Francisco Miguel de Moura, que atualmente publica seu 30º livro, O Menino quase Perdido.

 

 Também é destaque, nesta edição, a celebração dos 36 anos de vida operante do Programa “A Cara Alegre do Piauí”. Através dele, percorrendo os mais distantes rincões de nossa terra, de Parnaíba a Guaribas, os seus integrantes, devotados operadores da cultura, têm levado ao povo de nossa terra as mais variadas manifestações da cultura piauiense.

 

Hugo Lenes Menezes professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, realiza uma perfeita exegese da obra literária de Alexandre Herculano por ocasião da realização pelo IFPI do Congresso Alexandre Herculano: um expoente da cultura em Língua Portuguesa.O breve e rico estudo de Celso Barros Coelho, membro ilustre da Academia Piauiense de Letras, sobre  Ortodoxia, obra marcante de Chesterton, também merece ser evidenciado.

 

 O cartum de Jota A  ilustra a revista e chama atenção para o compromisso da espécie humana com a preservação ambiental.Nesse último número, a obra da artista plástica Beth Paz valoriza ainda mais a revista.

 

A tiragem é de 3 mil exemplares, que serão distribuídos para conselhos estaduais de cultura,secretarias e fundações culturais, bibliotecas públicas, universidades, academias de letras, escolas públicas estaduais, além de homens de Letras e Artistas de todo o país.


Revista Presença-sempre elogiada

 

Os inúmeros elogios dirigidos à publicação devem-se não somente ao rico conteúdo presente na publicação, mas há que se destacar o excelente trabalho do projeto gráfico e editoração eletrônica da Interativa Propaganda e Marketing, renomada agência de Teresina. O rigor de um conselho editorial que conta com a professora Francisca Mendes, o professor Cineas Santos e o Presidente do Conselho Estadual de Cultura Manoel Paulo Nunes, as ilustrações de Jota A e a revisão de Cineas Santos, Manoel Paulo Nunes e da professora Rosa Pereira da Silva colaboram para o sucesso da revista.


Na edição anterior, nº 46, a publicação teve como destaque uma homenagem à cidade de Teresina, pelo seu 159º aniversário. A edição recebeu inúmeros elogios de grandes autoridades da cultura nacional. Veja alguns relatos à respeito da publicação:

 

 

“... Quero, ao mesmo tempo, congratular-me com V.Exa. E com seus companheiros do Conselho pela edição da revista, com certeza um importante instrumento de difusão e divulgação da Cultura do Piauí”, diz Ana Luiza Dortas Valadares, Presidente em exercício do Conselho Estadual de Cultura de Aracaju.

 

“Recebi a Presença número 46 e já o examinei com cuidado. Como sempre, está excelente, recheada de bons e variados textos e muito bem ilustrada. Dá bem uma mostra do Piauí cultural e da sua luta pela afirmação do Conselho de Cultura como entidade influente na formação das novas gerações piauienses.”, afirma Enéas Athanázio, escritor de Santa Catarina.

 


“... As matérias nelas incluídas são, sem exceção, da melhor qualidade, com especial destaque para dois textos magníficos sobre nossa cidade, um do eminente prosador Afonso Ligório, “Teresina de ontem e de hoje”. È texto dos melhores que li até hoje”, relata Cunha e Silva Filho, escritor e crítico literário do Rio de Janeiro.

 

“... Desejo que essa publicação permaneça como baluarte da cultura piauiense, faço votos de contínuos êxitos a sua equipe de produção”, diz Luiz de Sousa Santos Júnior, reitor da Universidade Federal do Piauí.


A Revista será lançada no dia 16 de fevereiro

 

O lançamento oficial da Revista ocorrerá no dia 16 de fevereiro, às 9h, no Auditório Liz Medeiros, na sede do Conselho Estadual de Cultura, que fica localizado à Rua Treze de Maio, 1513, Bairro Vermelha, zona Sul de Teresina.

 

Na oportunidade haverá também uma palestra do Acadêmico e escritor Assis Brasil sobre o tema: Mário de Andrade- O único Modernista.

 




Mais Notícias...
 
2327982
Acessos
 
Rua Treze de Maio, nº 1513/Sul – Vermelha - CEP 64018-285 Teresina-PI
Tel.: (86)3221.7083 FAX.: (86)3223.5577 CNPJ 01.742.710/0001-50

Criação, Desenvolvimento e Hospedagem