Conheça os novos representantes das Entidades Produtoras de Cultura do Piauí no CEC
16/01/2012 13:10

Por: Andressa Kerllen

Dos 9 conselheiros que devem compor a nova estrutura do Conselho Estadual do Cultura do Piauí, 3 membros já foram eleitos. Dentre eles, Luiz Severino dos Santos, Severo Sousa Barros (Mestre Severo) e Pedro Costa da Silva.
 Eles foram eleitos como representantes das Entidades Produtoras de Cultura do Estado. Os conselheiros devem permanecer no CEC por um período de três anos (triênio 2012-2014). O processo de escolha foi realizado sob a responsabilidade de uma Comissão Avaliadora designada pela Secretaria de Educação e Cultura do Piauí-SEDUC.
Pedro Costa da Silva e Luiz Severino dos Santos, conselheiros estes que continuam a compor o quadro do CEC neste mandato, comentaram que o processo prezou o equilíbrio (de gênero, regional, étnico, etc.) para a escolha dos novos membros.

Abaixo você confere uma breve descrição dos novos conselheiros representantes das Entidades Produtoras de Cultura do Piauí:

Pedro Costa lança livroPEDRO NONATO DA COSTA
Foi o e atual presidente do Sindicato dos Cantadores e Poetas Populares do Estado do Piauí. Criou e realizou sete Festivais de Violeiros, no Piauí, no período de dezembro de 1989 a 1998. Criou juntamente com amigos intelectuais a Fundação Nordestina do Cordel - FUNCOR.  Promove desde 1994 a publicação da Revista de Divulgação Cultural “De Repente, única revista com a temática cordel no país. É autor do livro “Brasil Cinco Séculos de História”. É membro da Academia de Letras do Vale do Longá, ocupando a cadeira nº 20, e da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, ocupando a cadeira nº 39.Participante do evento

LUIZ SEVERINO DOS SANTOS
É graduado em História, com pós-graduação em História do Brasil, nas Relações Internacionais. Foi um dos fundadores do Grupo Cultural “Coisa de Nego”. Contribuiu na reforma da Lei A. Tito Filho e na reabertura da Ordem dos Músicos do Piauí. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura no período de outubro de 2005 a outubro de 2008. Atualmente exerce a função de Gerente Técnico da Fundação Cultural do Piauí.

SEVERO SOUSA BARROS-MESTRE SEVERO
Conhecido pelo trabalho de mais de 50 anos à frente do Grupo de Reisado do Piauí Teresina, um dos mais antigos do Estado. Mestre Severo é reconhecido pelo MinC – Ministério da Cultura.

Mestre Severo