Inicial   O Conselho   Sessões   Publicações   Revistas   Fale Conosco
 

Notícia

O papel do Conselho Estadual de Cultura em destaque
18/10/2011 10:52

Inauguração das Novas Instalações do CEC

Por: Angela Maria  e Andressa Kerllen

Neste mês de outubro a programação do Conselho Estadual de Cultura está diferenciada em virtude das comemorações do aniversário de 46 anos do CEC. A programação teve início, no dia 13 de outubro, com a palestra do Acadêmico Francisco Miguel de Moura (Academia Piauiense de Letras), onde foram destacados aspectos culturais e sociais do CEC.

 O acadêmico e poeta Miguel de Moura destacou os principais percalços e vitórias pelas quais passou o Conselho, desde a sua fundação, ocorrido em 12 de outubro de 1965, (decreto n.º 631) assinado pelo Governador Petrônio Portela Nunes, até os dias atuais.

Dentre as principais dificuldades enfrentadas pelo Conselho vale ressaltar a falta de uma sede própria, mencionada pelo palestrante. Primeiramente, teve sede provisória, na Rua Gen.Osório, 1976 N, e em seguida por longa data, funcionou nas dependências do Arquivo Público do Estado, Casa Anísio Brito. Com a posse da presidência, Manoel Paulo Nunes restaurou uma mobília do antigo Tribunal de Justiça e a levou para uma das salas do Arquivo Público para compor o plenário, aumentando o funcionamento do Conselho. 

Dentre outros a questão financeira foi ressaltada. Outros problemas foram amenizados, o órgão passou a funcionar em sede própria, em 2009, com auditório, plenário, bibliotecas e sala de informática. A legitimidade e longevidade como órgão cultural efetivo cabem a atuação do presidente Manoel Paulo Nunes que vem atuando com bastante empenho e afinco, incansável na defesa do CEC como órgão cultural atuante. A prova disto foi “quando no último governo estadual, houve um movimento pra reduzir sua importância e conseqüentemente a legitimidade do Conselho, objetivando a transformação em órgão diretamente vinculado a FUNDAC, que lhe é hierarquicamente inferior, sob o ponto de vista administrativo.


Estiveram presentes à solenidade de aniversário do CEC os acadêmicos Raimundo Nonato Monteiro de Santana,o poeta Francisco Hardi Filho e Lilia Ruth do Rego Monteiro Barradas (filha do Professor Benjamim do Rego Monteiro Neto) antecessor de Paulo Nunes na presidência do Conselho , Francisco Miguel de Moura, Jesualdo Cavalcante, Mércia Moura, Luzia Costa, entre outras personalidades da cultura piauiense e ainda os Conselheiros Conceição Lages, Pedro Costa, Severino Santos, Itamar e Cineas Santos,entre outras personalidades da cultura piauiense.
Estudantes e professores das Unidades Escolares Gabriel Ferreira e Teresinha Nunes e funcionários do CEC.

O mais antigo Conselho de Cultura do país vem cumprindo o seu papel de democratizar a cultura em todas as suas manifestações, seja com palestras ou com exposições , integrando a comunidade do bairro Vermelha e as escolas estaduais que funcionam em seu entorno e proporcionado como afirmou o acadêmico Francisco Miguel de Moura a libertação por meio da cultura.




Mais Notícias...
 
2328118
Acessos
 
Rua Treze de Maio, nº 1513/Sul – Vermelha - CEP 64018-285 Teresina-PI
Tel.: (86)3221.7083 FAX.: (86)3223.5577 CNPJ 01.742.710/0001-50

Criação, Desenvolvimento e Hospedagem