Sessão Ordinária do dia 6 de outubro
07/10/2011 13:05

A sessão teve início com o relato do presidente Manoel Paulo Nunes, sobre a Reabertura da Biblioteca Cromwell de Carvalho. Para ele a Educação não acontece sem a leitura de livros e por conseqüência ela não se concretiza sem a existência de locais adequados para a leitura dos mesmos. Aproveitando a oportunidade o Conselheiro Cinéas Santos comentou sobre a escassez de bibliotecas nos bairros de Teresina.

Cinéas também levantou como ponto de discussão a situação em que se encontra o Colégio Liceu Piauiense, para ele existe uma nítida desmotivação entre professores e alunos. “Isso não é bom para uma escola que tem 1.179 alunos e já foi referência em Educação no Estado”.

Dora Medeiros evidenciou outro lado desta realidade “ certos professores se dedicam ao extremo e conseguem fazer a diferença em meio às dificuldades que a escola pública enfrenta, resultado disso é a aprovação dos alunos nos vestibulares”,explica a Conselheira.

Também foi destaque no depoimento de a homenagem que o poeta Salgado Maranhão receberá no exterior por conta do livro Sol Sanguíneo.O Conselheiro ainda informou sobre o Sarau Literário que ocorreu ontem, 06 de outubro, às 20hs na Oficina da Palavra.

A construção de conjunto populares que não levam em consideração a necessidade da existência de espaços para a prática de esportes e cultura foi o ponto abordado pela Conselheira Conceição Lages em seu depoimento.

Ainda em relação aos conjuntos populares, Pedro Costa critica a expansão dos grupos imobiliários na capital. Segundo ele “a construção de conjuntos habitacionais longe do centro da cidade encarece o transporte público”. Outro ponto levantado por ele foi a desativação do Conselho Municipal de Cultura, todos os conselheiros mostraram-se mobilizados para a ativação de uma entidade que tem papel fundamental para a discussão da cultura piauiense.

José Itamar avisou a sobre a abertura de alguns editais para Modernização de Museus e Preservação de Acervos Culturais. Além disso, o Conselheiro destacou o evento Virada Cultural, que acontece nos dias 4 e 5 de novembro, no Clube dos Diários, promovida pela Prefeitura Municipal de Teresina.

Participe também das discussões promovidas pelo Conselho Estadual de Cultura por meio de nossas redes sociais .