Vaqueiros querem R$ 6 mil para gravar DVD e apoio para manter um coral

Por José Marques Filho
Jornalista – DRT 1002
86 8865 3492/9968 3273

Como membro da Associação e do Sindicato dos Vaqueiros de União, o vaqueiro Francisco José Cruz, mais conhecido como Chico Teófilo - O Vaqueiro, participou ontem (16) da sessão ordinária do CEC – Conselho Estadual de Cultura do Piauí. Na oportunidade, ele falou das dificuldades que os vaqueiros, tanto daquele município quanto na região Nordeste como um todo, tem enfrentado por conta da falta de apoio dos governos municipal, estadual e federal, e pediu o apoio do CEC.

“Um dos nossos grandes projetos é a gravação do DVD, que está em fase final de produção, falta concluir apenas o pagamento dos direitos autorais no valor de R$ 6 mil. Essa é uma das nossas solicitações. A outra é o apoio para o coral dos vaqueiros, para que ele possa desenvolver seu trabalho, viajando por aí a fora aonde é convidado. Por que, às vezes, a pessoa não pode pagar e é muito importante para nós e para a cultura do nosso município, do nosso Estado e do Brasil, que o coral mostre o seu trabalho em solenidades e eventos que tenham a participação muito grande da massa”, disse Teófilo.

O professor Manoel Paulo Nunes, presidente do CEC, disse que ficou impressionado com o fato de o Coral dos Vaqueiros estar ameaçado de desaparecimento, pois considera aquele Coral uma das expressões mais autenticas da cultura popular. “O Conselho, evidentemente, não é um órgão executivo, é consultivo e normativo. Mas, eles vão apresentar um projeto e nós vamos encaminhar, com um parecer favorável ao Governo do Estado, e vamos nos empenhar para que essa atividade tão notória e tão vinculada à cultura piauiense e brasileira autentica, pura e imaculada, possa ser preservada”, finalizou Paulo Nunes.

União é a Terra do Vaqueiro

Segundo Chico Teófilo, em União existem atualmente cerca de 4 a 5 mil vaqueiros. O município está concluindo a construção do Museu do Vaqueiro. O coral é formado por 42 membros. No dia 29 de agosto acontece uma grande Procissão dos Vaqueiros (Segundo ele, é a maior do Brasil), que tem como padroeiro São Raimundo Nonato. Teófilo diz ainda que União é conhecido nacionalmente como a Terra dos Vaqueiros, porque foi lá que começou a história sobre a arte e a cultura do vaqueiro.

17/12/10