Inicial   O Conselho   Sessões   Publicações   Revistas   Fale Conosco
 

Notícia

Cartunista diz que Revista Presença é a melhor do Piauí
22/12/2010 00:11:25


Por José Marques Filho
Jornalista – DRT 1002
86 8865 3492/9968 3273

O cartunista Jota A, um dos artistas piauienses mais premiados nacional e internacionalmente, esteve na semana passada na sede do CEC - Conselho Estadual de Cultura, que fica na rua 13 de Maio, 1513, bairro Vermelha, zona sul de Teresina e elogiou a Revista Presença, informativo produzido numa parceria do CEC com a FUNDAC – Fundação Cultural do Piauí. A revista está na sua 44ª edição e tem previsão de lançamento do próximo número para o final deste mês.

“Além de cartunista sou design gráfico, então, entendo um pouquinho de programação visual. Eu diria que, hoje, a revista Presença, sem sombra de dúvidas, é a melhor revista, graficamente falando. Porque, além de um bom texto, eles conseguiram fazer uma programação visual que casa muito bem essa questão do texto com a imagem. Além do que, a revista tem um diferencial, que é de, a cada número, convidar um artista plástico para valorizar mais ainda o trabalho. Nesse último número, por exemplo, tem as ilustrações do Gabriel Arcanjo que, pra mim, é um dos maiores do Piauí”, afirma Jota.

Jota, que há dez edições também é um dos colaboradores da Presença, enfatizou que a revista valoriza, não só quem escreve, mas quem produz nas outras áreas culturais como ilustradores e pintores. Para ele, Presença consegue passar para os leitores uma plasticidade da melhor qualidade.

Presença é melhor que a Revista Piauí

Comparada à revista Piauí, que é produzida no sul do país e leva o nome do nosso Estado, Jota diz que aquela produção é exatamente o contrario da revista Presença, graficamente falando. “Além de não trazer muita coisa... Muita coisa não. Tem nada a ver o nome. O cara viu o nome, achou bonito e colocou. É uma revista pesada, tem pagina que é só texto, tem um tamanho grande e, se a gente pegar uma pagina que é só texto naquele tamanho fica um tanto quanto cansativa. O que não acontece com a revista Presença onde, cada página tem um colorido, tem uma ilustração, uma foto. Isso ajuda muito a questão da leitura”, diz Jota.

Jota A: um “Pirão Piauiense”

Nascido na cidade de Coelho Neto, que fica às margens do rio Parnaíba, no vizinho estado do Maranhão, José Antônio Costa lembra que viu seu nome ser mudado para Jota A quando foi publicar seu primeiro livro, ainda na década de 80. A invenção foi do jornalista Gualter George, à época, editor do Jornal O Dia, de Teresina, que fez um prefácio intitulado “Jota A: um piauiense nascido no Maranhão”. Jota A não nega que nasceu no Maranhão, mas diz que “O pirão que me criou foi feito no Piauí. Então, eu gosto muito daqui do Piauí, da cidade de Teresina e não deixo essa terra por nada”, finaliza o cartunista.

Sobre Jota A

Atualmente, Jota A está terminando a edição do seu terceiro livro. Além disso, seus trabalhos são publicados em diversos portais eletrônicos como chargeonline.com.br. Aos domingos, seus trabalhos podem ser conferidos no programa do professor Cineas Santos, na TV Cidade Verde, num quadro intitulado “As aventuras do Jota A”. O cartunista já participou de salões de humor no Brasil e já foi premiado também em Portugal. “Hoje, graças à internet, o mundo não tem mais parede. Daqui você pode mandar um trabalho pra Turquia, Irâ, que estará em pé de igualdade com todos os cartunistas do mundo”, conclui Jota A.

16/12/10




Mais Notícias...
 
2332057
Acessos
 
Rua Treze de Maio, nº 1513/Sul – Vermelha - CEP 64018-285 Teresina-PI
Tel.: (86)3221.7083 FAX.: (86)3223.5577 CNPJ 01.742.710/0001-50

Criação, Desenvolvimento e Hospedagem