Inicial   O Conselho   Sessões   Publicações   Revistas   Fale Conosco
 

Notícia

Do ritmo do cavalo ao ritmo da máquina
23/08/2011 09:41



Por:Andressa Kerllen

Lembranças de infância, hábitos, emoções e traços de Teresina no início do século XX, marcaram a lúdica palestra do historiador Pedro Vilarinho na sede do Centro Cultural da Vermelha-Conselho Estadual de Cultura-CEC. O evento faz parte da programação do mês de agosto; mês em que é comemorado o aniversário da capital.

 Pedro Vilarinho é Doutor em História do Brasil (UFPE) e defendeu tese sobre família e relações de gênero. Tem especial interesse nas pesquisas voltadas para a investigação de temáticas ligadas à
Professor Pedro Vilarinho relata como era Teresina no início do século.
história sociocultural, particularmente a problemática da cidade, das relações familiares, das relações de gênero, da infância. Interessando-se ainda pelas discussões em torno da História da Igreja, particularmente no final do século XIX e no século XX. Atualmente, desenvolve projeto de pesquisa sobre as práticas discursivas católicas e as relações familiares financiados pela UFPI. É vinculado ao Grupo de Trabalho de História Cultural da ANPUH e pertence ao grupo de pesquisa “Cidade, Tempo e Espaço" registrado no CNPQ.

Alunos da Escola Estadual Anísio Texeira assistem à palestra.
Os alunos da escola Anísio Teixeira tiveram contato com memórias da História de Teresina por meio do relato do historiador. Durante o bate-papo ele relembrou algumas profissões que sumiram da cidade com a modernização, como o Acendedor de Lampiões, o Carregador de Água, dentre outras.





“A Teresina do começo do século era marcada por uma vida acentuadamente rural, que aos poucos foi tendo contato com o mundo da modernidade”. Por meio desse depoimento o professor explica a passagem do ritmo do cavalo ao ritmo da máquina.

A chegada do futebol, do bonde e do cinema em Teresina constitui outros pontos abordados por Pedro Vilarinho em sua fala. Essas inovações trouxeram significativas mudanças para os hábitos dos teresinenses.

Conselheiro Cenéas Santos faz intervenção durante a palestra para dar um depoimento sobre a Educação em Teresina.
O conselheiro Cinéas Santos em sua intervenção que naquele tempo o acesso à educação era muito difícil. “Hoje, apesar dos problemas, a cidade encontra-se em um processo de mudança e crescimento.”

Ao final do evento, houve a entrega de brindes aos que estavam participaram palestra.

 

 

 

 

 

 

 

 




Mais Notícias...
 
2327780
Acessos
 
Rua Treze de Maio, nº 1513/Sul – Vermelha - CEP 64018-285 Teresina-PI
Tel.: (86)3221.7083 FAX.: (86)3223.5577 CNPJ 01.742.710/0001-50

Criação, Desenvolvimento e Hospedagem