Inicial   O Conselho   Sessões   Publicações   Revistas   Fale Conosco
 

Notícia

Vida sim, drogas não
27/06/2011 11:55


Vida sim, drogas não

Por Ângela Oliveira 

Peço à nossa juventude

com a vida não se joga

o vício lhe fragiliza

e facilmente lhe afoga,

no lago do precipício

sua vida vira uma droga.

 

Inicio esta matéria fazendo referência a um trecho escrito pelo cordelista Pedro Costa: Uma campanha contra a droga. Domingo, dia 26 de junho, é reconhecido como o dia internacional de combate às drogas. Na segunda-feira, dia 27, houve palestra de conscientização sobre os efeitos que causam as drogas na vida das pessoas, proferida pelo terapeuta da Fazenda da Paz, Belizário Gomes.

Palestra

O Conselho Estadual de Cultura – CEC, com esta atividade tem possibilitado a interlocução não apenas com o acesso a bens culturais, mas, também como órgão que está atento aos problemas sociais graves que a droga provoca e com esta palestra, o CEC favorece a aproximação entre escolas e a Fazenda da Paz, entidade que, nesta capital, cuida da assistência às pessoas atingidas pelo mal.

 Estiveram presentes à palestra as professoras Carmem Teles e Lucimar Carvalho e alunos das Unidades Escolares Anísio Teixeira e Unidade Escolar Teresinha Nunes.

A Fazenda da Paz é uma entidade, sem fins lucrativos, que oferece prevenção, como esta palestra, assim como também trabalha a reinserção social de dependentes químicos e alcoólatras à sociedade após tratamento.  

A Palestra “Vida sim, drogas não” faz parte da campanha de enfrentamento às drogas, o que não deixa de ser uma mobilização social para orientar a sociedade, em especial a comunidade escolar, sobre as questões que envolvem as drogas.

O palestrante da comunidade terapêutica Fazenda da Paz, reconhecida nacionalmente, tentou sensibilizar os alunos e professores para o envolvimento maior destes sobre as conseqüências nefastas que a droga provoca em suas vidas, desestabilizando famílias, escolas, enfim, destrói um futuro promissor.

A Fazenda da Paz, através desta palestra procurou sensibilizar os jovens, como forma de prevenção. O terapeuta chamou a atenção para curiosidade que os jovens sentem no tocante aos efeitos que a droga provoca no corpo: “quando tiverem curiosidade sobre as drogas é preciso se informar. No entanto, com quem a ama de verdade, ou seja, com a pessoa correta e não com quem usa a droga. É preciso tomar uma decisão consciente e perceber que o seu uso não é bom. É preciso conhecer para alertar. Conscientizar-se de que é ruim” dessa forma, o desconhecimento ou o meio que acabam influenciando o jovem a entrar nesse mundo de drogas.    

As drogas estão presentes na vida de todos nós, pois a todo o momento encontramos alguém que prejudicou sua vida ou desestabilizou a sua família. Precisamos nos informar, porquanto o grande drama é o desconhecimento que a maioria da população sofre. O terapeuta Belizário Gomes também chamou atenção quanto à “falsa sensação de bem estar que as drogas provocam no corpo, pois isso passa rápido e, quando acaba vem a frustração e a depressão, e o usuário de drogas, vai querer repetir, cada vez em maior proporção e aí ocorre a dependência. Esta pessoa então sai de seu mundo social, seja, a família, a escola ou o trabalho”, para o mundo da droga.   

As drogas trazem consigo outros problemas sociais como o roubo, dentre outros nefastos e mais graves, criminalmente, porquanto ela destrói a pessoa, os sonhos e seus efeitos são sempre negativos.

A Fazenda da Paz possui programa de recuperação para a redução de danos provocados pela dependência, sendo a entidade fundamental para a sociedade e especialmente para aqueles que querem mudar de vida. O terapeuta finaliza a palestra alertando os jovens sobre os efeitos deletérios que a droga traz ao cérebro e ao corpo e enfatizou que o programa de recuperação não é fácil, pois o dependente passa pelas seguintes etapas: primeiro, se trabalha a relação com Deus, segundo a desintoxicação e por último, se trabalham as questões psicológicas.                

 

 




Mais Notícias...
 
2328098
Acessos
 
Rua Treze de Maio, nº 1513/Sul – Vermelha - CEP 64018-285 Teresina-PI
Tel.: (86)3221.7083 FAX.: (86)3223.5577 CNPJ 01.742.710/0001-50

Criação, Desenvolvimento e Hospedagem