Imóveis históricos do centro de Teresina estão sendo trocados por estacionamentos, alerta Conselho
22/12/2010 00:11:18

Conselheiro prof. Itamar

Por José Marques Filho
Jornalista – DRT 1002
86 8865 3492/9968 3273

Na sessão ordinária do CEC – Conselho Estadual de Cultura, realizada na ultima quinta-feira (09), em Teresina, o conselheiro professor Itamar Guimarães denunciou que um prédio antigo situado na rua Teodoro Pacheco, no centro da cidade, estava em vias de ser derrubado. “A informação que eu trouxe, que me deram... Eu já fiquei tão triste porque o Severino Santos (também conselheiro) me disse que já passou por uma reunião na Prefeitura e que (a proposta) não foi autorizada. Mas, que no fim de semana passado (o prédio) já foi derrubado”, relatou Itamar.

Itamar disse que é preciso um intercambio maior entre as entidades que atuam na área de preservação do patrimônio histórico como o próprio setor de patrimônio da PMT – Prefeitura Municipal de Teresina, a FUNDAC – Fundação Cultural do Piauí e o IPHAN – Instituto de Patrimônio Histórico. “O IPHAN, inclusive, tem poder de polícia, para que a gente possa, pelo menos, preservar o que ainda existe para os nossos filhos. Por que, se continuar no ritmo que está, dentro de pouco tempo nosso Centro (de Teresina) só vai ter veículos e estacionamentos e nada mais”, avalia o conselheiro.

Itamar alertou sobre o aumento da quantidade de automóveis no centro da cidade e a criação de estacionamentos. Segundo ele, isto está acontecendo em detrimento da condição dos transeuntes no centro histórico da cidade. “A gente ver que o atual prefeito tem demonstrado preocupação e está trabalhando”, ameniza.

O conselheiro disse ainda que o CEC não tem poder de polícia nem executivo. Mas, segundo ele, tem poder de voz e pode se manifestar, dar opinião no sentido de alertar as autoridades. “Estarei fazendo uma visita ao IPHAN antes da próxima reunião (do CEC) onde vou solicitar isso aí, bem como o projeto da Estação do Metrô, na av. Miguel Rosa com av. Frei Serafim. Com esses relatórios vou me manifestar”, encerrou o professor Itamar.

14/12/10