Inicial   O Conselho   Sessões   Publicações   Revistas   Fale Conosco
 

Notícia

Teresina está isolada culturalmente do resto do Estado, diz conselheiro
12/05/2011 00:12:45

Conselheiro Cinéas Santos

Por José Marques de Souza Filho DRT 1002
Assessor de Comunicação do CEC
VISITE NOSSO SITE www.cec.pi.gov.br

O professor Cineas Santos, um dos nove integrantes do CEC – Conselho Estadual de Cultura, valeu-se da sessão ordinária, ocorrida na manhã da última quinta-feira (05), na sede da entidade, localizada no bairro Vermelha, zona sul de Teresina, para elogiar o professor Gonçalo Carvalho Filho, que desenvolve o projeto “Encantadores do Sertão”, no município de São João do Piauí, a cerca de 500 km ao sul do Estado.
Cineas se referiu ao projeto como exemplo para dizer que Teresina está culturalmente separada do sul do Piauí. “Esse diálogo que acho importante entre capital e o interior, infelizmente não existe. De Floriano pra lá, Teresina é só o local onde se cobram impostos. Não há uma ligação, uma ponte cultural entre Teresina e o interior”, criticou o conselheiro.
Na oportunidade, o conselheiro elogiou a ex-presidente da FUNDAC – Fundação Cultural do Piauí, Sônia Terra, afirmando que, “com muita dificuldade e sem recursos, ela tentou fazer isso. Ninguém pode negar o empenho da Sônia e da equipe dela em fazer esse trabalho”, destacou Cineas.
Sobre o projeto do professor Gonçalo, que, dentre outras atividades, é coordenador do programa Universidade Aberta naquela região, Cineas disse que o “Encantadores do Sertão” reúne diversos artistas populares que, segundo ele ainda, estariam esquecidos, de São João do Piauí e demais cidades vizinhas, para formar uma espécie de associação informal.
“Uma vez por mês realizam uma reunião na casa de um deles e cada um se manifesta como bem entende: quem toca rabeca, vai tocar rabeca! É uma espécie de um sarau litero-musical. O certo é que essa experiência já frutificou, pois já existem mais de trinta artistas participando do evento, onde já foi produzido o DVD “Batuques do Braz”, em memória de um velho artista que morreu há bastante tempo, mas a família deu continuidade à sua manifestação cultural, considerada bastante rústica”, comenta Cineas.

Segundo Cineas, o grupo também produziu um filme caseiro e um CD de outro artista popular conhecido por Julimar do Pife. “A região de São João do Piauí tem uma efervescência cultural bastante viva, por causa deste projeto “Encantadores do Sertão”. É uma experiência barata, factível e que deveria ser imitada”, finalizou Cineas.
28/02/11




Mais Notícias...
 
2327748
Acessos
 
Rua Treze de Maio, nº 1513/Sul – Vermelha - CEP 64018-285 Teresina-PI
Tel.: (86)3221.7083 FAX.: (86)3223.5577 CNPJ 01.742.710/0001-50

Criação, Desenvolvimento e Hospedagem