Começa mobilização pelo cumprimento das leis de incentivo à cultura
08/04/2011 00:11:23

Cláudia Simone fala no evento

por JOSÉ MARQUES DE SOUZA FILHO
Assessor de Comunicação do CEC
Jornalista - DRT 1002 Teresina - Piauí
Tel 86 8865 3492/9968 3273*

Cerca de dez entidades representativas da arte e da cultura piauienses foram na manhã de ontem (07) até o CEC – Conselho Estadual de Cultura, situado no bairro Vermelha, zona sul de Teresina, pedir apoio na mobilização pelo cumprimento das leis de incentivo, tanto do município de Teresina como do Estado.

Participante do evento

A intenção dos artistas é unir forças com o CEC para discutir as questões da cultura.
“A gente quer reduzir a termo todas as mesas redondas como essa de hoje no Conselho Estadual de Cultura, para que seja produzido um documento que nós vamos levar, tanto para a Câmara de Vereadores do Município de Teresina como para a Assembléia Legislativa do Estado”, disse Claudia Simone, diretora cultural do Instituto ISAMBA – Instituto do Samba do Piauí.

Cineas Santos fala no evento

A indicação do Conselho foi a realização de uma nova rodada de discussão sobre as Leis A. Tito Filho (municipal), e do SIEC – Sistema de Incentivo Estadual da Cultura, que deve acontecer na manhã do próximo dia 29, no Plenarinho da Assembléia Legislativa, também em Teresina.

Veja alguns depoimentos:

“É preciso um espaço, um assento no Conselho Municipal de Cultura para a Lieste – Liga Independente das Escolas de Samba de Teresina. Todas as outras áreas da arte e da cultura têm assento e a Liga não tem. Então, devemos criar um aditivo, alguma coisa na Lei para a Liga participar”, Jamil Said/Presidente da LIESTE

Participante do evento

“Os artistas têm que se encontrar...Conversar sobre o que está parado, o que precisa melhorar. A classe tem que se organizar melhor, se fortalecer. (...) Está tudo paralisado em relação às leis, né. Não funciona. Eu mesma fui beneficiada em um projeto da lei, já produzi, já fiz até a pré-estréia, inclusive e, infelizmente a gente não recebeu o beneficio, que era pra 2009. Não recebemos nenhuma parcela (...) A gente está devendo por conta dessa lei” Alessandra Loiola/Grupo de Teatro Laboratório.

Participante do evento

“Acho que isso é só o começo. A gente precisa se envolver e cobrar, não somente hoje mas, hoje, amanhã...Inclusive, quando as leis estiverem funcionando, que é o que não está acontecendo no momento. A cobrança tem que ser diária, assim como é o trabalho do artista”, João Vasconcelos/Ator
“Foi bom pra saber que os artistas realmente têm dúvidas sobre a lei e que nós agora vamos disponibilizar a lei no site da prefeitura e, qualquer esclarecimento é só me procurar, lá na Fundação”, Graziela Souza/Secretaria do Conselho Municipal de Cultura

Participante do evento

“É um grande passo no sentido de mobilizar a classe e de tentar juntos, realmente ter essa força de fazer valer as leis, os direitos. Acho que nós ainda somos muito isolados, cada um na sua e, ações como essas, fortalecem a união, que é o que a gente precisa no momento para a cultura poder, realmente, detonar”, Valdemar Santos/Organização Ponto de Equilíbrio.

Participante do evento
“A gente percebe que as leis de incentivo, tanto municipal quanto estadual, estão paradas e, quando a gente se mobiliza, a gente vê que o governo percebe que os artistas estão organizados e faz com que a coisa aconteça, né”, Luís Carlos Vales/Dança.

Participante do evento

“O pessoal não está conhecendo as leis. Tem que marcar, como o Val (Valdemar) falou um seminário para conhecer a lei. Porque houveram ali informações que não bateram”, Cleberson Rodrigues/Grupo Sinos de Teatro de Rua.

Participante do evento

“É importante os produtores e artistas se mobilizarem em relação a esse estudo e, sobre essa lei, acredito que iremos avançar bastante quando concretizarmos esse estudo”, Ernando Felipe/músico.
“O que notamos aqui é que, por parte de muitas pessoas, a não compreensão das duas leis. Então, com esse primeiro encontro, a gente vai se aprofundar mais nessas leis e vê o que elas podem trazer de bom para a cultura, inclusive a cultura do carnaval”, Manoel Messias/Presidente do GRES Sambão.

Mestre Manoel Messias

“Foi uma manha bastante proveitosa, mas senti a necessidade de uma união da classe para fazer um estudo das leis e propor as necessárias mudanças”, Prof. Francisca Mendes/Vice-presidente do CEC
“É sempre bom a gente se esclarecer das nossas dificuldades. Aqui teve este objetivo de compartilhar conhecimento e desconhecimento. É preciso que a gente saiba onde é que estão as dificuldades”, Carmem Carvalho/Atriz

Participante do evento

“Eu fico muito feliz porque estão acontecendo coisas necessárias para a cultura de Teresina. Mas, eu quero adiantar uma coisa: a decadência acontecida na Mons. Chaves em relação à cultura nossa, é porque não foi escolhido um representante... No tempo do professor Noé Mendes, antigamente não acontecia isso. Tudo era às mil maravilhas”, João Bosco/Pres. GRES Unidos da Saudade.

Participante do evento

“Um das coisas principais que eu acho é: como a gente sensibilizar os patrocinadores, as empresas que vão renunciar uma parte do seu imposto a ser pago, direcionar isso para a questão cultural. Agora, se não tiver mobilização, coloco essa responsabilidade para a gente, artistas”, Severino Santos/Pres. Sindicato dos Artistas.

ENTIDADES QUE PARTICIPARAM DO EVENTO
1 – LIESTE