Inicial   O Conselho   Sessões   Publicações   Revistas   Fale Conosco
 

Notícia

Exposição destaca o carnavalesco Zé Carvalho, da Brasa Samba
02/03/2011 00:11:49

Zecarvalho

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação do CEC
Jornalista – DRT 1002

Estudantes, professores e a comunidade em geral teresinense e, em especial, do Bairro Vermelha vão poder conferir, a partir de amanha (03) até o dia 10/03, com abertura prevista para as 17hs, na galeria do CEC – Conselho Estadual de Cultura do Piauí, situado na rua 13 de maio, 1513, no bairro Vermelha, zona sul de Teresina, a exposição “Batuques, confetes e serpentinas”, do jornalista Raimundo Alves de Lima, o Ral.

Exposição destaca o carnaval

De acordo com Ral, a exposição, feita a partir de entrevistas e pesquisa no arquivo público da cidade, conta com 30 painéis que vão destacar os antigos carnavais de Teresina, dos anos 40 até o surgimento das escolas de samba Skindô e Ziriguidum, além de destacar a figura do carnavalesco Zé Carvalho. “Aquele que tantas vezes se transformou em Pierrô, Arlequim e Zé Pereira dos eternos carnavais de Teresina”, diz Ral, num texto que ele fez para homenagear o carnavalesco.

Segundo Ana Maria, secretária do CEC e coordenadora do evento, essa é a primeira atividade da instituição neste mês de março, dentro da programação que prevê a realização de atividades para enaltecer cada data comemorativa, em cada mês. Ainda estão previstas atividades para comemoração do Dia Internacional da Mulher (08/03); Dia do Bibliotecário (12/03); Dia da Poesia (14/03); e o Dia Mundial do Teatro (27/03).

Mudou o carnaval de Teresina?  

Ral disse que a intenção dele é fazer com que o público possa refletir até que ponto o carnaval de Teresina tomou outro rumo. Segundo ele, antigamente, as escolas de samba de Teresina tinham um modelo próprio, a partir do samba enredo, que eram cadenciados. “Na realidade, as escolas não tinham nem enredo. Os compositores como João Cacundin (João Borges), Manoel Fininho, Zeca Jacu, Bagana, João Violão e tantos outros, faziam os sambas das escolas inspirados nas histórias do cotidiano de Teresina”, avalia Ral.

Ral, Jornalista

O jornalista diz que aquela realidade mudou e atualmente as escolas têm um enredo, o que ele considera como a operacionalização de um teatro humano, onde cada ala é dividida pelo enredo e o samba-enredo. Antigamente, só a bateria era que ficava dividida, mas não tinha divisão de alas. “Há um tempo atrás, o Paulinho da Viola já chamava atenção para esse tipo de samba carioca: __Tá legal eu aceito argumento, mas não me altere o samba tanto assim. Quer dizer, ele próprio compositor da Portela já chamava atenção para isso”, comenta Ral.

Ral acrescenta que os textos da exposição contam ainda como eram confeccionados e afinados os instrumentos, além de falar sobre muitos dos personagens do carnaval como Zé Bico, Bagana, Nicinha, Xaxado, Zeca Coro Vei e tantos outros. “A Laurenice França, presidente da FCMC – Fundação Cultural Mons. Chaves me pediu para que eu fizesse um livro, em cima dessa pesquisa, para a Fundação publicar”, finaliza Ral.

02/03/2010                                               

 




Mais Notícias...
 
2323472
Acessos
 
Rua Treze de Maio, nº 1513/Sul – Vermelha - CEP 64018-285 Teresina-PI
Tel.: (86)3221.7083 FAX.: (86)3223.5577 CNPJ 01.742.710/0001-50

Criação, Desenvolvimento e Hospedagem