Inicial   O Conselho   Sessões   Publicações   Revistas   Fale Conosco
 

Notícia

Governo continua dando calote nos artistas inscritos no SIEC, diz conselheiro
22/02/2011 00:11:30

Conselheiro Pedro Costa

Por José Marques de Souza Filho DRT 1002
Assessor de Comunicação do CEC

O poeta repentista Pedro Costa, que integra o corpo de conselheiros do CEC – Conselho Estadual de Cultura, voltou a denunciar na ultima sessão deste Conselho, que aconteceu na ultima quinta-feira (17), que o Governo do Estado, através do SIEC – Sistema de Incentivo Estadual à Cultura, continua com o calote nos produtores culturais inscritos nesta, que seria uma forma de incentivo à cultura.

Segundo Pedro, o fato também foi tema da ultima reunião do próprio Conselho Deliberativo do SIEC, ocorrido também na semana anterior. “Estão emperrados os pagamentos. Está faltando a segunda parcela. Houve algumas (cerca de nove pessoas) que conseguiram passar por cima do protocolo e conseguiram o dinheiro, restam cerca de 270 mil. Ficou da presidente (da FUNDAC - Atriz Bid Lima) agendar uma audiência com o Secretario de Fazenda para resolver essa pendência do Edital de 2008. O Piauí vive brincando de fazer cultura”, afirma Pedro.

Para Pedro, os artistas piauienses são muito acomodados e o governo achou uma forma melhor de calar estes artistas ainda mais. “Não criando a Secretaria de Cultura, não vai ter um executivo de alto nível na política. Então, pega, deixa a FUNDAC, que dá para botar os artistas (aqueles mais agitados) dá um cala-boca para todo mundo e fica todo mundo lá, na beleza, defendendo os seus salários. E a cultura que vá pra lá. Acabou bem aí”, comentou o conselheiro.

“É o que vem acontecendo, desde o Zé Elias (Ex-gestor da Cultura) prá cá, desde o Freitas Neto (Ex-Governador), quando criou a FUNDAC, substituta da extinta Secretaria. De lá pra cá o Piauí não diz para que serve a cultura. É só administrar as casas, mas o artista não tem incentivo. Depois das leis de incentivo o empresário não pode mais dar um recibo como um patrocínio porque as leis impedem de financiar um projeto. E as leis não funcionam”, finalizou Pedro.

22/02/11 

  

 




Mais Notícias...
 
2323284
Acessos
 
Rua Treze de Maio, nº 1513/Sul – Vermelha - CEP 64018-285 Teresina-PI
Tel.: (86)3221.7083 FAX.: (86)3223.5577 CNPJ 01.742.710/0001-50

Criação, Desenvolvimento e Hospedagem