Palestras para professores discutem leitura e a aprendizagem
09/02/2011 00:11:41

Zemarx e o prof. Cineas Santos

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação do CEC
Tel 8865 3492/9968 3273

Aproveitando a semana pedagógica, momento em que os professores fazem o planejamento de suas atividades para o ano letivo, o CEC – Conselho Estadual de Cultura, através do CCV – Centro Cultural da Vermelha, inicia amanhã (10), às 9hs, na sede da entidade, localizado na rua 13 de Maio, 1513, zona sul de Teresina, sua programação de eventos sócio-culturais para este ano com duas palestras, e tem como público-alvo exatamente os professores.

O professor Paulo Nunes, presidente do CEC, aproveitou o ensejo para convidar, inclusive, através do Chefe de Gabinete Luis Gonzaga, o Secretário Estadual de Educação, Atíla Lira, recém-empossado no cargo. “Queremos que ele conheça as nossas instalações, na oportunidade em que faremos ainda um pré-lançamento da edição n° 45 da Revista Presença”, disse Paulo Nunes.

O evento será iniciado às 9hs, com a palestra do professor Cineas Santos,que também faz parte do corpo de conselheiros do CEC,  “Incentivo à leitura e à escrita”, que tem como foco o livro como elemento indispensável à uma leitura do mundo. Na segunda palestra, às 10hs, a professora Jeiel Lucena, Mestra em Educação, Gerente de Ensino Fundamental da SEDUC – Secretaria de Educação e Cultura, falará sobre a “Avaliação dos Métodos de Ensino na Contemporaneidade”, dando ênfase ás concepções de avaliação, habilidades comunicativas e a trajetória das tendências pedagógicas.

Palestra incentiva a leitura: “Ler é melhor que estudar”

Citando Ziraldo, um dos grandes mestres do humor brasileiro, o professor Cineas Santos profere a palestra “Incentivo à leitura e à escrita”. “Quando se aprende a ler, tem-se mais facilidade para estudar, faz-se a leitura das coisas. Aprende mais quem estuda menos”, diz Cineas, concordando com a polêmica fala de Ziraldo. O professor avalia que, com os modernos meios de comunicação como a internet, os estudantes passaram a ter uma leitura das obras dos grandes autores a partir das releituras e não nas próprias fontes. “Na internet você tem o que quiser, mas não pode esquecer que o foco tem que ser o livro”, finaliza Cineas.

Qualidade na aprendizagem é prioridade

Com 16 anos de experiência no Ensino Superior, a professora Jeiel Lucena vai enfatizar que a avaliação faz parte do processo de ensino-aprendizagem com um caráter processual e cumulativo. “A proposta é privilegiar a qualidade em detrimento da quantidade”, finaliza Jeiel.
09/02/11