Escritor elogia a nova dimensão do CEC e a revista Presença
07/02/2011 00:12:00

Paulo Nunes recebe Cunha e Silva Filho

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação do CEC
Tel 8865 3492/9968 3273

Ciceroniado pelo professor Manoel Paulo Nunes, presidente do CEC – Conselho Estadual de Cultura do Piauí, o professor e escritor piauiense, Cunha e Silva Filho, radicado no Rio de Janeiro, visitou hoje (07) a sede da entidade, que fica na rua 13 de Maio, bairro Vermelha, em Teresina. O escritor, antigo parceiro de Paulo Nunes, esteve acompanhado do filho dele, Cunha e Silva Neto, que também é professor de Direito numa universidade particular no estado do Paraná.

Paulo Nunes mostrou as novas instalações do CEC, que passou a ter, além das atividades de caráter normativo e consultivo da política cultural piauiense, um caráter mais direcionado à comunidade, desde a inauguração, no ano passado, do CCV – Cultural da Vermelha, que funciona no mesmo local e conta com biblioteca, auditório e vários outros espaços. Ele falou da nova dimensão que a entidade está dando às suas atividades. “Vejo de maneira jubilosa, de forma alegre este Centro, essa nova dimensão do CEC, de abrir-se para a comunidade”, comemorou o piauiense Cunha e Silva.

Para Cunha e Silva, que veio a Teresina participar do lançamento no ultimo sábado (05) na APL - Academia Piauiense de Letras, no centro da cidade, do seu mais recente livro “As idéias no tempo” a proposta de informatização da biblioteca foi o que mais lhe chamou atenção. “Vai dar ao CEC a possiblidade de entrar em contato com o mundo e aos jovens a possibilidade de se ligar ao conhecimento. Uma biblioteca, aberta a comunidade”, disse Cunha e Silva, acrescentando ainda que ficou encantado com o amplo pátio o que, segundo ele, é um “espaço aberto para a realização de eventos à luz do luar”.

Cunha e Silva disse que atualmente está se dedicando à tradução de poesias de idiomas como inglês, francês e espanhol. Ele disse que já concluiu alguns ensaios e críticas literárias. Ele destaca ainda as pesquisas universitárias que está realizando contemplando o tema da literatura ligado à questões como a marginalidade, pobreza e conteúdos afins.

Revista Presença não é provinciana

Cunha e Silva publicou na internet o artigo (que pode ser visto no blog do também escritor piauiense Elmar Carvalho http://poetaelmar.blogspot.com, em 28 de junho de 2010, transcrito para o site cec.pi.gov.br), PRESENÇA: UMA PUBLICAÇÃO GRANDIOSA. Ele diz que é um leitor assíduo da revista e comenta pormenorizadamente o numero 43 da publicação, enfatizando elogios pomposos. “Li, de ponta a ponta, o nº 43, que está estupendo. Abrangente, como de costume, na escolha das matérias selecionadas”, disse ele.

Na visita ao CEC, ele disse que a Presença tem características de independência na publicação de matérias e que os textos publicados são um estimulo à leitura e a afirmação da cultura piauiense na sua forma de artes plásticas, filosofia, poesia, etc. “Paulo Nunes soube combinar o regional/cultural com o nacional/universal: na generalidade, a contribuição dos brasileiros e piauienses. Não é uma revista provinciana!”, concluiu Cunha e Silva.

07/01/11

*JOSÉ MARQUES DE SOUZA FILHO*