Inicial   O Conselho   Sessões   Publicações   Revistas   Fale Conosco
 

Notícia

CCV tem programação com foco no bairro Vermelha
28/01/2011 00:10:59

Sede do CEC, bairro Vermelha.

Por José Marques Filho
Jornalista – DRT 1002
86 8865 3492/9968 3273

O professor, advogado e escritor Manoel Paulo Nunes, presidente do CEC – Conselho Estadual de Cultura do Piauí, que tem sede localizada na rua 13 de Maio, 1315, bairro Vermelha, zona sul de Teresina, falou hoje (28) sobre a programação sócio-cultural que está sendo preparada para dar início às atividades do CCV – Centro Cultural da Vermelha, instituição vinculada ao CEC que foi criada para dar um caráter mais executivo à entidade que ele preside.

“Quando instalamos o CEC na Vermelha, nos voltamos para essa preocupação de ficar mais próximos da comunidade, visando atender seus anseios e aspirações. A forma como estamos efetivando isso é através do CCV, que foi criado no mês de agosto do ano passado com essa finalidade (...) Na verdade, nós começamos (ainda no ano passado) com o lançamento da revista Presença nº. 44. Na oportunidade, fizemos, através de reuniões, um levantamento da história do bairro”, enfatiza Nunes.

Ele disse que agora está sendo elaborada uma programação orgânica com atividades todo mês que serão realizadas a partir do próximo mês de fevereiro. A proposta vai ser aberta com o lançamento oficial da edição de nº. 45 da Revista Presença, o site na internet e uma palestra do professor Cineas Santos sobre “Leitura”.

“A gente precisa mostrar para a comunidade da Vermelha que aqui existe um centro cultural e que, não só a comunidade escolar, mas toda a comunidade pode se apropriar desse espaço para realizar suas atividades. Então, todo mês vamos fazer a comemoração das datas cívicas, históricas de cada mês, alem de oficinas, palestras interessantes como, por exemplo, sobre o patrimônio cultural que eu acho muito importante. A cidade de Teresina, os seus bairros, está perdendo a sua memória”, acrescenta a professora Francisca Maria, que é conselheira e vice-presidente do CEC.    

Escolas são principal foco do projeto

De acordo com o funcionário do CEC Roberval Dourado, um dos organizadores da programação, a idéia é o CEC iniciar uma integração cultural com a comunidade a partir dos alunos de escolas públicas e privadas do bairro. A proposta vai envolver atividades como palestras, exposições de fotografia, música, dança, a história das cidades, etc. “O destaque que se pode dizer é o incentivo à leitura. Mas, a programação vai envolver temas como a discussão sobre o carnaval, como cultura e saudosismo; a cultura do trabalho, as novas profissões e inserção no mercado de trabalho”, disse ele.

O funcionário acrescentou que os técnicos do CEC vão às escolas para fazer a apresentação do pré-projeto e ver as sugestões de alunos e professores. A previsão é que em 30 dias o projeto já esteja sendo colocado em ação.   

28/01/11


Mais Notícias...
 
2322672
Acessos
 
Rua Treze de Maio, nº 1513/Sul – Vermelha - CEP 64018-285 Teresina-PI
Tel.: (86)3221.7083 FAX.: (86)3223.5577 CNPJ 01.742.710/0001-50

Criação, Desenvolvimento e Hospedagem