Inicial   O Conselho   Sessões   Publicações   Revistas   Fale Conosco
 

Notícia

UMA VISITA SENTIMENTAL
20/01/2011 00:10:45


M. Paulo Nunes

 Convidado por uma professora do Liceu para ali proferir uma palestra sobre a reinauguração daquele tradicional educandário, onde conclui, há sessenta anos o chamado curso clássico marcada para às 9 horas de 2ª feira passada, dia 28 do corrente mês, ali compareci no horário regulamentar, com 10 minutos de antecedência. Após conversar com o seu atual diretor, Prof. Silva Neto, criatura simpática e afável, filho de pessoas de meu convívio, verificamos ter havido algum equívoco naquele convite, porquanto nem ele tomara conhecimento do assunto nem conseguiu localizar a autora do convite e nada indicava ter havido qualquer ato preparado com aquela finalidade.

Aproveitei entretanto a  oportunidade para, em companhia do diretor, visitar o prédio devidamente reformado, inclusive uma das salas de aula da parte oeste, na qual eu me lembrava haver lecionado durante algum tempo, ao longo dos anos, cerca de 25, que ali exerci o ofício de professor.

Lembrei-me a propósito da famosa crônica de Machado de Assis sobre o Velho Senado, contida nas Páginas Recolhidas e não pude deixar de associá-la a este momento de evocação na história daquele velho educandário, pelo qual já passaram várias gerações de estudantes e onde não mais havia retornado depois do meu voluntário exílio brasiliense.

Todos se lembram das palavras iniciais do romancista:

“A propósito de algumas litografias de Sisson, tive há dias uma visão do Senado de 1860. Visões valem o mesmo que a retina em que se operam. Um político, tornando a ver aquele corpo, acharia nele a mesma alma dos seus correligionários extintos, e um historiador colheria elementos para a história. Um simples curioso não descobre mais que o pinturesco do tempo e a expressão das linhas com aquele tom geral que dão as cousas mortas e enterradas.”( Obra Completa, vol. II, p. 636, Companhia José Aguillar, Editora, Rio de Janeiro, 1974)

Depois de fixar, de forma imperecível o retrato das figuras do tempo e de reconstituir, através delas, a fisionomia moral de uma época, conclui o relato à maneira niilista, evocando a visão das personagens desaparecendo, uma a uma, a enfiar por um corredor escuro “cuja porta era fechada por um homem de capa preta, meias de seda preta, calções pretos e sapatos de fivela.”

E acrescenta a seguir:

“Este era nada menos que o próprio porteiro do Senado, vestido segundo as praxes do tempo, nos dias de abertura e encerramento da assembléia geral. Quanta cousa obsoleta! Alguém ainda quis obstar à ação do porteiro, mas tinha o gesto tão cansado e vagaroso que não alcançou nada; aquele deu volta à chave, envolveu-se na capa, saiu por uma das já janelas e esvaiu-se no ar, a caminho de algum cemitério, provavelmente. Se valesse a pena saber o nome do cemitério, iria eu catá-lo, mas não vale; todos os cemitérios se parecem.” (Cf. ob. cit., pp. 643-4)

Saí dali com a sensação de haver recuado quase meio século, passando assim a viver novamente o momento melhor da minha vida.

Mas, como o velho porteiro do Senado, verifiquei que nada se restaura no tempo, quando muito apenas as lembranças.

Depois da recepção calorosa dos alunos, uma vez apresentado pelo diretor, em uma das salas onde houvera lecionado por algum tempo, procurando dar vida e dimensão humana e perene a algumas figuras da língua e da literatura portuguesa, pude sentir que tudo mergulha no lago do esquecimento. Pensei por um minuto que possivelmente tenha ficado um pouco da memória daqueles instantes para verificar que nem isto talvez tenha restado. A vida é dinâmica, as gerações se sucedem ao longo do tempo e o que resta do passado será quando muito um pouco de brasa extinta.

Ao descer com a dedicada companhia de toda a vida, após despedir-me do afável diretor, as escadas do velho educandário, senti que aquele passado estaria para sempre mergulhado no esquecimento.Não olhei sequer para trás para não virar estátua de sal, como na legenda bíblica. Apressei um pouco os passos para não seguir a imagem do velho porteiro do Senado da evocação do bruxo do Cosme Velho. Ainda bem que a manhã luminosa e quente me fez reentra na rotina dos dias presentes.           

 




Mais Notícias...
 
2322573
Acessos
 
Rua Treze de Maio, nº 1513/Sul – Vermelha - CEP 64018-285 Teresina-PI
Tel.: (86)3221.7083 FAX.: (86)3223.5577 CNPJ 01.742.710/0001-50

Criação, Desenvolvimento e Hospedagem