Inicial   O Conselho   Sessões   Publicações   Revistas   Fale Conosco
 

Notícia

UMA TEORIA DO ROMANCE (GIDE)
20/01/2011 00:10:45


M. Paulo Nunes

 Já falei do assunto a propósito de Hemingway. Volto a ele hoje evocando a figura de André Gide, autor muito em voga nas décadas de 40 a 50 do século passado e agora um tanto esquecido, como tem ocorrido a tantos que tiveram sua estrela ascendente no mesmo período, como o inglês Charles Morgan, por exemplo, e aos poucos vão mergulhando no esquecimento. Por que em literatura esse brilho momentâneo de estrela cadente se, do ponto de vista dos valores literários, foram eles os melhores. Fico pensando no que acontecerá daqui a alguns anos aos Paulos Coelhos da vida que, sobre estes sim, o esquecimento e a indiferença deverão baixar uma densa coluna de chumbo, uma vez passada a onda de leitores que momentaneamente os idolatram.

Mas, voltemos a André Gide, uma das mais contraditórias figuras da literatura contemporânea e aquele que viveu a literatura com a devoção de um”clérigo”. Aliás, o problema religioso, o problema da sua apostasia em relação ao protestantismo, no seu caso pessoal, ao calvinismo, foi um dos mais exemplares em nossa época. Não teve a limpidez e a certeza da conversão de Jacques e Raíssa Maritain ao catolicismo. Uma vez integrados à Igreja Católica, nunca mais dela se afastariam. Foi um dos mais edificantes exemplos de conversão religiosa entre intelectuais. Só me faz recordar o de Tristão de Athayde, entre nós, vindo do agnosticismo para o cristianismo, pelas mãos de Jackson de Figueiredo e do Cardeal D. Sebastião Leme.

Gide, não.Viveu até os últimos dias a sua agonia, a que também somava o drama da suposta perversão sexual, conforme o comprova o seu Journal. Por falar em Gide, vem-me à lembrança uma anedota de Graciliano Ramos de que trata um de seus biógrafos.

Depois de realizar uma viagem à extinta União Soviética de que resultou o seu livro Viagem, que mereceu severas críticas da linha radical do velho Partidão, como em tudo o que foge à sua “verdade”, a uma pergunta de uma senhora, numa reunião social; travou-se o seguinte diálogo: 

-                    Dizem que o Sr. voltou da União Soviética como Gide.

-                    Como, minha senhora, pederasta?

O fato se relacionaria ao homossexualismo de Gide e ao livro Retour de l’URSS, que o levaria ao rompimento com o Partido Comunista, a que houvera aderido, pouco antes, e no qual faz sérias restrições àquele país.

Mas, voltemos ao aspecto literário da obra do autor da Sinfonia Pastoral, esta obra-prima da literatura universal. Levada à tela, no período áureo do cinema francês, teve a bela atriz Michèle Morgan no papel de Gertrude, a protagonista central que, após recobrar a visão, se torna objeto da disputa amorosa entre o pastor que a acolheu em casa, e o filho, levando-a ao suicídio, numa das melhores realizações cinematográficas de René Clair.

O notável crítico Álvaro Lins, uma figura emblemática da nossa crítica literária e de que fiz neste final de semana a releitura de alguns estudos contidos em sua obra O Relógio e o Quadrante, (Editora Civilização Brasileira,1964), realizou a meu ver, um dos melhores estudos sobre Gide, com o título “Prometeu Libertado em 50 Anos de Literatura.”

Topo ali, após 40 anos da primeira releitura, com uma observação que me parece definir bem o papel revolucionário de Gide no romance contemporâneo.

“O que se conclui da leitura de qualquer livro de Gide é que nenhum deles isoladamente contém a sua personalidade toda; que ele se defende contra o abandono; que se guarda sempre para o futuro. Um livro parece completar o outro; todavia, jamais o faz inteiramente. Les faux-monnayeurs, ao contrário, é o único volume que concentra toda a obra anterior de Gide; e é também o volume ao qual Gide resolveu entregar-se todo como quem realiza um sacrifício em oferenda.

“Esperou os cinqüenta e seis anos de idade para lançar essa obra, a única (informou que seria a primeira e a última, que a escrevera como se fosse o seu primeiro e último livro) com o título”romance”. Les faux-monnayeurs está assim valorizado mais do que qualquer outro, sob um duplo aspecto: é o livro em que se encontrará mais definida e mais projetada a personalidade de Gide; é o seu livro que apresenta uma realização literária mais original e mais artística”. (Ob. cit. pp.54-55)

Ainda, segundo o autor do Jornal de Crítica, “A sua ambição foi a de renovar a própria técnica do romance, dando à sua obra uma estrutura até então desconhecida.”

Um outro aspecto a assinalar na obra de Gide é o do seu estilo, que poderá ser objeto de um outro estudo, pois o que o caracteriza, ainda segundo o autor que vimos citando, “ é a concentração, é a simplicidade, é o mínimo de palavras.”

 Foi assim com essa técnica, essa temática (a sua vida interior ou a sua consciência noturna) e esse estilo que ele realizou uma das mais completas reforma na teoria do romance contemporâneo. E essa reforma estará presente, sobretudo a partir de sua obra fundamental, traduzida para nossa língua com o título de Os Moedeiros Falsos, em todos os autores que fugiram  à teoria do romance do século XIX, como Joyce, como Proust,como Virgínia Wolf, ou como o nosso Graciliano Ramos. 




Mais Notícias...
 
2323359
Acessos
 
Rua Treze de Maio, nº 1513/Sul – Vermelha - CEP 64018-285 Teresina-PI
Tel.: (86)3221.7083 FAX.: (86)3223.5577 CNPJ 01.742.710/0001-50

Criação, Desenvolvimento e Hospedagem